Câmara negou pedido de anulação de processo contra vereador Gabriel Monteiro

O processo avalia denúncias de quebra de decoro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gabriel Monteiro em discurso na sessão plenária da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Foto: Flávio Marroso)

Em reunião na tarde desta terça-feira, o Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro indeferiu o pedido da defesa do vereador Gabriel Monteiro, para que fosse anulado o processo que avalia denúncias de quebra de decoro contra ele.

Na semana que vem, dia 25/05, o conselho vai ouvir as primeiras duas testemunhas, os ex-assessores de Monteiro Vinícius Hayden Witeze e Heitor Nazaré Neto.

Um dia antes, na terça-feira 24, os advogados de Monteiro serão ouvidos pelos vereadores. “Não está no rito, mas o conselho, de forma imparcial, vai ouvi-los”, disse o presidente do Conselho, Alexandre Isquierdo.

Apesar de já ter estourado o prazo para apresentação de testemunhas de defesa, o Conselho deu até a próxima sexta-feira para que o vereador apresente até cinco nomes.

Advertisement

Foi uma decisão unânime dos membros do conselho, para evitar possíveis questionamentos futuros, sob alegação de que o conselho não deu o direito à ampla defesa”, justificou Teresa Bergher (Cidadania).

“A rigor, na letra do regimento, o vereador não poderia mais apresentar. Mas, os advogados pediram para que, se não aceitássemos o pedido de anulação do processo, estendêssemos o prazo para apresentação de testemunhas”, explicou o relator, Chico Alencar.

Acatamos para dar ampla defesa, mas serão até cinco, para não protelar muito”, completou.

As oitivas acontecerão a portas fechadas, na presença apenas dos advogados e membros do conselho.
O colegiado já marcou outros dois depoimentos para o dia primeiro. Já definimos as testemunhas, mas não vamos ainda divulgar seus nomes. É uma forma de preservar as testemunhas”, explicou Luiz Ramos Filho (PMN).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara negou pedido de anulação de processo contra vereador Gabriel Monteiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui