Camarões 1990: o sonho quase se torna realidade

Na coluna desta semana, André Luiz Pereira conta a trajetória da seleção de Camarões na Copa do Mundo de 1990

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Seleção de Camarões na Copa de 1990 (Foto: Reprodução Internet)
Seleção de Camarões na Copa de 1990 (Foto: Reprodução Internet)

Espanha, 1982: Camarões fazia sua estreia em Copas do Mundo, justamente encarando um grupo composto por Itália, Polônia e Peru. Os Leões Indomáveis acabariam eliminados na primeira fase sem uma única derrota ou vitória. Três empates deixaram camaroneses e italianos com os mesmos 3 pontos. Os europeus se classificaram de acordo com os critérios de desempate. A primeira participação, portanto, não foi contundente, mas abriria caminho para o sucesso em 1990, tendo como principal artífice, Roger Milla, o veterano atacante que era um dos remanescentes da mediana campanha em terras espanholas.

A Copa de 1990 é considerada uma das mais monótonas de todos os tempos. O futebol-arte, protagonizado pelo Brasil, em 1982, tinha dado lugar ao esquema de resultados defendido na época pelos maiores treinadores e especialistas. Se iniciava nesse período a opinião reinante de que era melhor ganhar jogando mal a perder atuando bonito, uma crítica ao futebol brasileiro apresentado na Copa de 1982. Por conseguinte, os pontas foram sacrificados e os times passaram a contar com três zagueiros e um número cada vez mais crescente de volantes de contenção. O jogo aberto deu lugar ao intenso congestionamento no meio-campo. Um marasmo, portanto, passou a predominar nas seleções, que passaram a apresentar poucos gols, muita falta de criatividade e raras jogadas interessantes. Mesmo a Alemanha, campeã daquela edição e dispondo do melhor ataque, só bateria a Argentina, na decisão do torneio, pelo magro placar de 1 a 0, com um gol de pênalti assinalado pelo zagueiro Andreas Brehme.

Após disputar seu primeiro mundial em 1982, Camarões conquistou a Copa Africana de Nações, em 1984, e foi vice em 1986. A equipe era comandada, desde 1985, pelo francês Claude Le Roy, o qual conquistara a admiração da torcida por montar um elenco composto totalmente por atletas que atuavam no país, além de cessar com a prática habitual dos dirigentes e autoridades palpitarem na escalação da seleção do sudeste africano. Assim, mesmo perdendo a decisão da Copa Africana, em 1986, para o Egito, o técnico se manteve prestigiado à frente do selecionado. A base formada por Bell, Tataw, M’Bouh, Kundé, Makanaky, Massing, Mfédé e Milla despertava grandes expectativas. Entretanto, pelas Eliminatórias para a Copa de 1986, Camarões pereceu diante de Zâmbia, na segunda rodada da primeira fase.

A Copa Africana de Nações, de 1988, foi disputada no Marrocos. Além do campeão Egito, os favoritos eram Nigéria, Camarões, Argélia e os donos da casa. Os Leões Indomáveis pegaram uma pedreira de cara. Caíram no Grupo B ao lado de Nigéria, Egito e Quênia. Na primeira partida, com direito a gol de Roger Milla, os Leões venceram os egípcios pelo placar mínimo. No segundo cotejo, empate em 1 a 1 com a Nigéria. No último duelo, nova igualdade, dessa vez sem gols, com o Quênia, resultado que eliminou o Egito e classificou Camarões para a fase seguinte. Na semifinal, Makanaky assinalou o gol da vitória contra o Marrocos, colocando a equipe camaronesa na decisão continental contra a Nigéria. Kundé, de pênalti, decretaria a vitória para os Leões. Estava sacramentado o título para Camarões, que viria fortalecido e motivado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Advertisement
WhatsApp Image 2020 11 23 at 07.53.30 Camarões 1990: o sonho quase se torna realidade
Seleção de Camarões na Copa do Mundo 1990 (Foto: Reprodução Internet)

Após a conquista, veio um revés. O treinador Le Roy deixaria o comando ao aceitar uma proposta do Senegal. A Federação Camaronesa então se mexeu rapidamente, trazendo o inexperiente soviético Valeri Nepomniachi. Ainda que iniciante, mostrou talento ao levar o time à fase final das Eliminatórias, eliminando a Nigéria. Na decisão, venceu a Tunísia em duas partidas, se classificando de maneira incontestável para o Mundial de 1990.

Logo após o bicampeonato continental, o astro Roger Milla, 38 anos, havia anunciado a sua despedida da seleção. No entanto, o clamor popular e um pedido especial do presidente da nação, Paul Biya, o fizeram mudar de ideia. A estréia não poderia ser mais difícil. Os Leões defrontariam a campeã Argentina, de Maradona, além de Romênia e União Soviética. Porém, o time africano não se intimidou com os adversários sul americanos. O gol de Oman-Biyik decretaria o triunfo, ainda que diante de uma falha homérica do goleiro Pumpido. Na partida seguinte, novo obstáculo. A Romênia, composta pelos campeões europeus do Steua Bucareste, em 1986, vinha reforçada pela sua principal atração, o habilidoso meia Gheorghe Hagi. Mesmo assim, Camarões não se acovardou e bateu os romenos por 2 a 1, chegando às oitavas de final com uma rodada de antecedência. No último cotejo da fase de grupos os africanos foram goleados pela União Soviética por 4 a 0, mas a classificação já estava assegurada.

O rival a seguir era a Colômbia, de Higuita, Valderrama, Escobar e Rincón. Uma derrota diante dos sul americanos seria normal, haja vista que os colombianos eram tidos como grandes jogadores. Roger Milla, no entanto, acabou com o jogo em dois lances épicos que entraram para a história da Copa do Mundo. Em um deles, aproveitou-se da audácia do arqueiro Higuita, que tentou driblá-lo e acabou perdendo a posse de bola, resultando em gol. A vitória punha o continente africano pela primeira vez nas quartas de final de um mundial. “Ele tentou me driblar, e ninguém dribla o Milla”, diria posteriormente o veterano astro camaronês.

A imponente Inglaterra, de Bobby Robson e de craques como Gary Lineker, Peter Shilton, Paul Gascoigne, John Barnes e David Platt se colocava à frente dos Leões Indomáveis. A partida, realizada em Nápoles, é considerada uma das melhores de todas as Copas do Mundo. Os africanos jogaram como nunca, de maneira extremamente ofensiva, enchendo os olhos dos espectadores. Se não fosse a estrela e o talento do goleiro Shilton, fatalmente teriam saído com a vitória. O jogo só seria resolvido na prorrogação com o triunfo dos ingleses por 3 a 2.

Mesmo vencendo novamente a Copa Africana de Nações, em 2000 e 2002, e as Olimpíadas de 2000, Camarões não conseguiu igualar até hoje a campanha de 1990 em uma Copa do Mundo. Mesmo o talento de Samuel Eto`o não foi capaz de conduzir o país a um retrospecto tão marcante.

O retrospecto de Camarões certamente inspirou outras seleções africanas a acreditar que era possível ir longe em Copas. Em 2002, Senegal se classificou em uma difícil chave com a então campeã França e também cairia na prorrogação pelas quartas de final. Já em 2010, Gana esteve muito perto de quebrar a barreira das quartas, mas a inesquecível defesa de Luís Suarez no último minuto da prorrogação e o subsequente pênalti perdido por Asamoah Gyan impediram o histórico feito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Camarões 1990: o sonho quase se torna realidade
André Luiz Pereira Nunes é professor e jornalista. Na década de 90 já escrevia no Jornal do Futebol e colaborava com Almir Leite no Jornal dos Sports. Atuou como colunista, repórter e fotógrafo nos portais Papo Esportivo e Supergol. Foi diretor de comunicação do America.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Foi um dos períodos mais complicados da minha vida.
    Parece inacreditável, mas minha única alegria foi ver a seleção de Camarões jogando futebol.
    Congratulações ao autor por esse texto sensacional que já estou compartilhando com meu filho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui