Camelôs fazem ‘raves’ noturnas no calçadão de Copacabana, que sofre com caos diário

Ambulantes ilegais são os novos “DJ’s” do calçadão de Copacabana, que sofre também com mendigos, cracudos e com reciclagem de lixo na porta de hotel 5 estrelas. O barulho vara a madrugada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O relógio marca 23 horas e, para Copacabana, a noite de domingo parece não ter fim. Eventos turísticos que trazem divisas para a cidade? Longe disso. O que se vê são camelôs clandestinos aglomerados, uma multidão de uma espécie de Carnaval fora de época irregular, bem ali no meio do calçadão da praia que foi, recentemente, eleita o melhor destino praiano do mundo. Isopores tronchos, bebidas feitas com água que ninguém sabe de onde veio; barulho altíssimo e insuportável que, segundo comerciantes locais, acabariam sendo imputados ”injustamente” aos quiosques pelos vizinhos.

Foi assim o flagrante feito por um leitor, que muito assustado, não sabe qual é o limite da desordem urbana, já apelidada de “Woodstock de Baixa Renda“. Segundo a testemunha, muitas vezes, os ambulantes soltam o som para a multidão. “Chegam a virar suas caixas de som de péssima qualidade para nossos prédios”, se desespera uma moradora que diz já ter sido ameaçada ao reclamar.

Pela manhã, o despertar de todos no bairro é com a kombi do “sorvete a R$ 2 docinho” ou com o alto falante da kombi do ferro-velho (sempre caindo aos pedaços e e ferrujada, ela mesma um ferro velho), que leva junto a paz de quem demorou pegar no sono à noite devido ao escândalo dos ambulantes ilegais. A Kombi grita: ”frigideira velha!!! geladeira velha!! fogão velho!!” já às 7 e 8 da manhã enquanto passa para receptar tudo que os cracudos roubaram durante a noite. A guarda municipal assiste, impassível, enquanto, passam, muitas vezes com a placa coberta ou pintada toda da mesma cor.

Na esfera municipal, o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, tenta conter a bagunça, mas sua equipe foi, inclusive, vítima de um ataque a pedradas mesmo ao lado da Guarda Municipal, que prendeu o agressor, mais um transtornado por drogas. Outro órgão da Prefeitura do Rio, a Secretaria de Ordem Pública (SEOP), liderada pelo secretário e delegado de Polícia Civil Brenno Carnevale, diz atuar, mas não parece o suficiente para reprimir as ações seja por perturbação do sossego ou exposição de lixo e objetos pessoais dos moradores de rua, que confirmam as estatísticas do crescimento numérico deles pela cidade. E, muitas das vezes, deve suporte à própria Subprefeitura da Zona Sul.

Uma reportagem publicada no DIÁRIO DO RIO, intitulada “Plebeia do Mar”, em referência ao título de Princesa do Mar, mostra camelôs usando o piso do passeio público da orla e ainda denúncia de colchão na areia, além de um lixão a céu aberto na Rua Ayres Saldanha. Em dezembro, o DDR fez o flagrante de moradores de rua usando o chafariz do canteiro central da Princesa Isabel, na fronteira com o Leme, que rendeu uma operação policial, onde 21 criminosos foram detidos, todos eles com passagem em delegacia.

Advertisement

O cenário tem preocupado o vereador Rogério Amorim, que acredita que não há um projeto para o bairro, de suma importância capital para a cidade, com hotéis, quiosques e a praia. “Não conheço nenhuma grande cidade do mundo que trate seus bairros turísticos com esse desleixo com que a Secretaria de Ordem Pública trata Copacabana. O Rio, ao que parece, não tem um plano para a população de rua, que só faz crescer e tomar todos os espaços. Tampouco temos um plano para os camelôs e os flanelinhas. Todas essas são mazelas sociais com as quais a Prefeitura não consegue lidar. Mudei o escopo da audiência pública do dia 4 de maio, na Câmara dos Vereadores, seria para falar da cidade toda, mas agora será destinada a discutir as questões da Zona Sul“, ressalta o parlamentar.

Todas as noites, na calçada do 5 estrelas Rio Othon Palace, um grande centro de reciclagem de lixo é formado, com dezenas de moradores de rua e imensos sacos de material metálico que é ”separado” pelo chão da Xavier da Silveira, esquina de Atlântica., numa versão copacabanense do Lixão de Gramacho. Cracudos chegam com peças metálicas à porta do Hotel e saem com um dinheirinho ao entregá-las no ”entreposto, enquanto barulhos metálicos ensurdecedores incomodam os moradores. Já prestigiosa no passado, só sobrou à Rede Othon este hotel de luxo, e a empresa – em recuperação judicial há anos – sequer consegue retirar o posto de reciclagem e receptação da janela de seus hóspedes. Os tempos mudaram. (foto)

47914D6E A886 415E 80D2 E65888BD03B9 Camelôs fazem 'raves' noturnas no calçadão de Copacabana, que sofre com caos diário

Outro ponto de atenção no bairro é a violência. Episódios recentes, inclusive com as gangues de pivetes que já fazem parte do cenário do local, em especial, por serem soltos logo depois de “apreendidos” devido à idade. Embora a sensação de insegurança se concretize, a Polícia Militar destaca, em nota, a queda dos índices de criminalidade no bairro em relação ao primeiro trimestre de 2022 e alega ter o “maior número de prisões em flagrante de toda a série histórica”, compilada desde 2006, realizada pelo o 19 BPM, que fica no bairro. O órgão ainda garante que as orlas de Copacabana e Leme tem policiamento 24hs por dia com o emprego de quadriciclos, motos e policiais a pé, além de tendas localizadas em pontos estratégicos. Todas as vias do bairro contam com policiamento a pé e motorizado, além de policiais em reforço através do Regime Adicional de Serviço (RAS).

A assessoria da Secretaria de Ordem Pública informa que a SEOP e a Guarda Municipal realizam ações diárias de ordenamento urbano, perturbação do sossego, desobstrução de área pública, trânsito, ferros-velhos, pessoas em situação de rua, entre outras demandas no bairro de Copacabana, tendo, ao todo, cerca de 80 mil itens de ambulantes irregulares, entre bebidas, alimentos, quinquilharias, publicidade, roupas e estruturas, além de 70 kg de cobre. Já sobre operações de ordenamento e “acolhimento“ De mendigos, a Secretaria completa que foram abordadas mais de 1.600 pessoas e são realizadas diariamente. Eles não podem ser forçados a parar de defecar e consumir drogas nas calçadas. Os agentes apreenderam cerca de 1.200 itens como facas, objetos perfurocortantes, simulacros de arma de fogo e materiais para uso de entorpecentes. Nas operações da Superintendência da Zona Sul, órgão do Estado dirigido por Marcelo Maywald, praticamente todos os abordados têm passagem pela polícia.

No último feriado, a limpeza urbana foi alvo de preocupação após um bueiro da concessionária Águas do Rio vazar no Arpoador, à porta do Parque Municipal Garota de Ipanema, que dá passagem à Rua Francisco Otaviano. O problema foi resolvido, mas ainda tinha poça de esgoto no calçadão na segunda-feira, quando a Subprefeitura teria resolvido o problema de vez. Outro flagrante do DIÁRIO DO RIO foi de acúmulo de água suja na entrada do Museu da Imagem e Som (MIS), que está em obra e será sediado no prédio da antiga Boate Help, na Avenida Atlântica.

WhatsApp Image 2023 04 11 at 00.29.09 2 Camelôs fazem 'raves' noturnas no calçadão de Copacabana, que sofre com caos diário
Turista e cariocas desembarcaram em uma poça de esgoto à porta do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, durante a Semana Santa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Camelôs fazem 'raves' noturnas no calçadão de Copacabana, que sofre com caos diário
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Interessante a reportagem: corta para a zona norte, baixada e sera possivel ver o mesmo ou o pior.

    Essa visao de que a Zona Sul do Rio esta se degradando e de um pessimismo sordido e decrepito. Ha muito tempo esse lugar e degradado.

    Se ha moradores de rua defecando em calcadas e porque a classe media paga para ver esse drama escrito e dirigido por ela propria. Ela gosta de ver essas barbaridade para alimentar um odio contra o pobre e depois defecar na nossa cara nas proximas eleicoes votando em cadidado virolento que defeca na cara dos mais pobre; nesse jogo sujo: caga na minha calcada, cago na sua vida (ha muito tempo).

    A cidade e o reflexo do que nos somos por dentro. A classe media esta se olhando no espelho, esta vivendo uma fantasia realizada, enfim, acordou do sonho e agora vive a realidade.

  2. Acharam que essas políticas “progressistas” amplamente apoiadas nas “conversas inteligentes” dos jantares da zona sul iriam resultar em quê?
    Agora é lidar com o direito dos indivíduos a defecar e usar drogas nas suas ilustres calçadas.

  3. Prefeitinho babaca ainda acha q será reeleito….
    E para essa cambada de marginal q sai de seus buracos e infestam o Rio,que tal canhões de água no lombo?Não tem aqui no Rio não?

  4. E a Zona Norte? Minha sobrinha mora numa rua de Vila Isabel, no quarto andar, e bem perto tem um estabelecimento comercial, trata-se de uma barbearia/Tatoo que todos os sábados dá festa na rua, armam um toldo gigante, colocam alto-falantes berrando músicas de retardados, acontendo a noite toda até a madrugada de domingo, e ninguém vê NADA. Como pode uma barbearia ter licença pra dar festa no espaço público, vender bebidas, fazer churrasco no meio-fio, colocar som alto na calçada????? Tem alguma coisa errada, não é possível!!!!! Kria – Barbearia e tatoo. O Rio de janeiro virou um lixão a céu aberto!!!!!!!

  5. A degradação da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro começa no início da década de 80 passando pelos diversos governadores e prefeitos desde Brizola, Marcelo Alencar, Garotinho, Rosinha Garotinho, Cesar Maia, Saturnino Braga, Jô Rezende que vieram do PDT, passando pelo Marcelo Crivella do PL e atual Eduardo Paes que saiu o PFL. Governos populista todos amigos de longa jornada que em vez de incentivar um emprego decente através da Secretaria de Trabalho e Renda jogou uma horda de ambulantes no espaço público para ter o que sobreviver e a capitalização dos seus votos dando-lhes autorizações provisórias através de todas Regiões Administrativa de todos os bairros. O único que tentou fazer a Cidade do Rio mais habitável foi o Prefeito Luis Paulo Conde que logo o seu Criador Cesar Maia o fez inimigo por estar ferindo o seu interesse econômico e político.

    Infelizmente, é esse quadro aterrador dos moradores de todo Estado e Cidade do Rio de Janeiro que além da violência diária que foi o governo Witzer e do Cláudio Castro, ninguém mais tem moral para inibir os diversos transtornos que vem ocasionando com as invasões dos calçamentos por mesas e cadeiras, quiosques, barracas e agora a máfia da informalidade que terceiriza todos os espaços públicos até dentro do mar de for possível.

    A Kombi que compra o ferro velho, é o receptor de cabos de bronze e tampões de ferro fundido dos serviços públicos. Ame-o ou Deixe-o, o último a sair que apague a luz do Galeão.

  6. Bem feito, não me compadeço. Cidade podre, largada, desordenada e condenada.
    Aliando-se tudo isso com os protetores de bandidos e cracudos resultou no caos.

  7. A Av Nossa Senhora de Copacabana pista esquerda virou estacionamento de táxis, carros de aplicativo e carga e descarga durante todo o dia, o trânsito caótico é liberado, a PREVARICAÇÃO da GCM que fecha os olhos para beneficiar os lojistas e semanalmente receberem o arrego é público e notório, com isso os motoristas por aplicarivos e taxistas aproveitam para fazerem pontos em toda Av. , vagas para idosos e deficientes físicos são ocupadas por quem não faz juz ao direito. Na estação metrô Canta Galo que ocupa as duas vagas detinadas são MILITARES DO 7°GRUPAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS, que colocam as ca.isas da corporação como cartão de estacionamento, uma vergonha explícita e mais uma PREVARICAÇÃO da GCM que nem passa pelos locais e não aplicam multas nos coleguinhas. Copacabana virou latrina com desordem por todo bairro.

    • A questão dos táxis é a outra máfia. O cara sonda a rua que têm bares e restaurantes que é um chamariz para a Cooperativa dos taxistas, e o morador sem esperar estão estacionados 3, 5 e 10 veículos, em poucos dias começa a instalação de barracas como nome, cadeiras, telefone, corrente de ferro e cone. E se esperar mais um pouquinho do outro lado do calçamento mais táxis. Principalmente, na Rua Santa Clara que é um retorno de duas vias e de cruzamento os veículos que vão em direção a Av. Atlântica cria-se um congestionamento para esperar que os táxis façam manobras de entrada e saída com ou sem passageiros. É só uma questão política e da falta de vergonha dos entes públicos.

  8. Vergonha, como o cidadão que paga impostos, que mora num bairro caro, é desprezado, sem falar no turistas, que ainda procura esse bairro e encontra esse lixo.
    Vergonha Rio, vergonha, prefeito!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui