Caminhada reunirá 5 mil idosos em Copacabana

Percurso de 1km pela orla será embalado por trio elétrico. Chegada na esquina da Rua Santa Clara terá intensa programação que segue ao longo do dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

Após dois anos suspensa em seu formato presencial por conta da pandemia, a Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa está de volta a seu modelo original. Ela acontece no dia 6 de novembro (domingo), a partir das 8h, na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Realizador do evento, o Sesc RJ estima reunir cerca de 5 mil pessoas com o objetivo de sensibilizar a população fluminense sobre as vivências, os desafios e os direitos das pessoas idosas.

Trazendo nesta 5ª edição o tema “Pelo Direito de Envelhecer”, a atividade será protagonizada pelos participantes do Trabalho Social com Idosos (TSI), projeto realizada nas unidades do Sesc RJ. A participação na caminhada, no entanto, é aberta a todos os interessados, incluindo pessoas com menos de 60 anos.

Percurso embalado por trio elétrico

A concentração e o alongamento coletivo ocorrerão às 8h, na altura da Rua Fernando Mendes (entre Postos 2 e 3), de onde o grupo sai às 9h em caminhada de 1km pela Avenida Atlântica. O percurso, com duração aproximada de 1h, será embalado por um trio elétrico e tem como ponto de chegada a esquina da Avenida Atlântica com a Rua Santa Clara.

No local, haverá uma programação com atividades esportivas, educativas, culturais e de lazer que se estenderá até as 16h. Elas estarão organizadas em estações temáticas que versarão sobre saúde, sexualidade, relacionamentos afetivos, direitos dos idosos, violências contra a pessoa idosa, tecnologia e inclusão digital, entre outros. A programação conta ainda com uma edição especial do Circuito Sesc de Dança de Salão, uma agenda de bailes de idosos que acontece nas unidades do Sesc e que, neste domingo, será ao ar livre. 

Advertisement

Além de provocar debates de grande relevância como as múltiplas violências contra a pessoa idosa, a Caminhada contribui para a desconstrução da imagem padrão do idoso, marcada por estereótipos e preconceitos, ao tratar sobre direito à cidade, ao lazer, ao trabalho, ao esporte, às relações afetivas, apresentando novas possibilidades de velhice e de envelhecimento”, explica a gerente de Assistência do Sesc RJ, Thaís Castro.

O evento é gratuito, mas o Sesc RJ pede a contribuição solidária de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc RJ, iniciativa que recolhe alimentos de doadores e os repassa a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.

  • Serviço:
  • 5ª Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa
  • Dia 6/11/2022 – Orla de Copacabana – Rio de Janeiro
  • Concentração e alongamento: 8h (altura da Rua Fernando Mendes, entre Postos 2 e 3
  • Partida: 9h
  • Chegada: 10h – Esquina da Avenida Atlântica com Rua Santa Clara
  • Mais informações: www.sescrio.org.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Caminhada reunirá 5 mil idosos em Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui