Caminhão com 42 mil litros de etanol é apreendido por auditores da Sefaz

Na abordagem, o motorista do veículo confessou ter tomado vias alternativas para fugir dos Postos de Controle e Fiscalização

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Caminhão apreendido por agentes da Sefaz / Reprodução

Um caminhão com aproximadamente 42 mil litros de etanol e documentação fiscal irregular foi apreendido, na madrugada desta terça-feira (31), na Rodovia BR 116, altura de Teresópolis, na Região Serrana, por auditores Fiscais da Receita Estadual, durante uma ação conjunta com agentes da Operação Foco.

Na abordagem, o motorista do veículo confessou ter tomado vias alternativas para fugir dos postos de controle e fiscalização. No entanto, acabou sendo abordado por equipes volantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Operação Foco, que faziam uma ação conjunta de combate à sonegação fiscal na região.

O superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Alexandre Martins, afirmou que a realização de tais operações são importantes, para apreender cargas transportadas por caminhos alternativos.  

“Ações conjuntas como essa são de grande valia, especialmente quando conseguimos abordar cargas transportadas por caminhos alternativos, usados para escapar das Barreiras Fiscais”, disse Alexandre Martins.

Advertisement

De acordo com os agentes públicos, os responsáveis pelo etanol se apresentaram às autoridades para pagar o auto de infração e emitir um documento fiscal em conformidade com a legislação.

O subsecretário especial de Controle de Divisas, coronel PM Eduardo Vaz Castelano, por sua vez, destacou que a interconexão operacional entre os postos é de grande importância para o combate de atos criminosos.

“É importante que nossos postos estejam interligados sempre. Essa integração apresenta resultados positivos e limita as ações criminosas e delitos no âmbito fiscal. O programa Operação Foco, da Casa Civil, tem esse objetivo e vai seguir com essa meta de combater esses atos criminosos”, reforçou Castelano.

Durante a ação, os agentes também apreenderam uma carreta carregada com carvão, um caminhão com 150 botijões de gás e um caminhão frigorifico com pescados. Todos sem nota fiscal.

A iniciativa integrou a Operação Braços Unidos, que teve como objetivo combater crimes administrativos e penais, além da evasão de ativos fiscais.

Aproximadamente 50 servidores, entre agentes civis e policiais militares, trabalharam na operação, através da qual foram feitas mais de 200 abordagens.

As informações são Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Caminhão com 42 mil litros de etanol é apreendido por auditores da Sefaz
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. As fraudes fiscais no Rio de Janeiro representam uma sangria tanto para o Estado quanto para o Município do Rio. Eu mesmo verifiquei isso noutro dia quando comprei um simples relógio de mesa, baratinho. A loja onde eu comprei, uma dessas que vendem produtos chineses, está localizada na Rua do Matoso e o nome dela é “Tenda”, ocorre que no comprovante do cartão aprece como “óticas Saade” localizada no bairro da Cacuia, ilha do governador. Mas bem pertinho da loja da Rua do Matoso, existe uma loja da óticas Saade na rua Haddock Lobo. É isso aí. Não existe administração tributária no Rio de Janeiro. É por isso que a arrecadação no nosso Estado é pífia.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui