Projeto promove passeios gratuitos pelos museus do centro histórico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A partir do próximo sábado (19/10) cariocas e turistas terão a oportunidade de conhecer os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça XV, no centro do Rio, através da do Projeto Caminhos do Brasil-Memória.

A iniciativa é uma parceria do Centro Cultural Museu da Justiça (CCMJ) a outros dez museus da cidade e oferece um passaporte que dá a seu portador gratuidade nas visitas ás instituições participantes.

Paco do Ouvidor Projeto promove passeios gratuitos pelos museus do centro histórico
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O objetivo da ação é despertar o olhar de quem vive na cidade para os diversos acontecimentos históricos da região da Praça XV e adjacências, promovendo um passeio interessante e gratuito, que pode ser feito, com segurança, por pessoas de todas as idades.

O passaporte pode ser retirado pelos visitantes no saguão da entrada principal da Alerj ou nos museus e centros culturais que integram o circuito.

Advertisement

O projeto reúne, num roteiro impregnado pela história da formação do Brasil e do Rio de Janeiro, CCMJ, Palácio Tiradentes, Paço Imperial, Museu Naval, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Histórico Nacional (MHN).

Após cada visita, o dono do passaporte deve requisitar o carimbo em cada instituição por onde passar. Quando todos os espaços do documento estiverem preenchidos, o portador ganhará o direito de vivenciar uma experiência marinheira no navio-museu Bauru; no submarino-museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; no helicóptero Rei dos Mares e no carro de combate Cascavel, atrações do Espaço Cultural da Marinha. Terá direito ainda a 50% de desconto no AquaRio e no estacionamento do Edifício Garagem Menezes Côrtes nos fins de semana.

O lançamento oficial do projeto será neste sábado (19/10) às 10h, na Assembleia Legislativa(Alerj).

O projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado através de diferentes órgãos como Comlurb, CET-Rio, RioLuz, Guarda Municipal, Centro Presente, Polícia Militar e Superintendência do Centro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto promove passeios gratuitos pelos museus do centro histórico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui