Foto: Reprodução Internet

A partir do próximo sábado (19/10) cariocas e turistas terão a oportunidade de conhecer os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça XV, no centro do Rio, através da do Projeto Caminhos do Brasil-Memória.

A iniciativa é uma parceria do Centro Cultural Museu da Justiça (CCMJ) a outros dez museus da cidade e oferece um passaporte que dá a seu portador gratuidade nas visitas ás instituições participantes.

O Shopping Paço do Ouvidor é referência no Centro do Rio. Passa no Paço

O objetivo da ação é despertar o olhar de quem vive na cidade para os diversos acontecimentos históricos da região da Praça XV e adjacências, promovendo um passeio interessante e gratuito, que pode ser feito, com segurança, por pessoas de todas as idades.

O passaporte pode ser retirado pelos visitantes no saguão da entrada principal da Alerj ou nos museus e centros culturais que integram o circuito.

O projeto reúne, num roteiro impregnado pela história da formação do Brasil e do Rio de Janeiro, CCMJ, Palácio Tiradentes, Paço Imperial, Museu Naval, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Histórico Nacional (MHN).

Após cada visita, o dono do passaporte deve requisitar o carimbo em cada instituição por onde passar. Quando todos os espaços do documento estiverem preenchidos, o portador ganhará o direito de vivenciar uma experiência marinheira no navio-museu Bauru; no submarino-museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; no helicóptero Rei dos Mares e no carro de combate Cascavel, atrações do Espaço Cultural da Marinha. Terá direito ainda a 50% de desconto no AquaRio e no estacionamento do Edifício Garagem Menezes Côrtes nos fins de semana.

O lançamento oficial do projeto será neste sábado (19/10) às 10h, na Assembleia Legislativa(Alerj).

O projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado através de diferentes órgãos como Comlurb, CET-Rio, RioLuz, Guarda Municipal, Centro Presente, Polícia Militar e Superintendência do Centro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui