Campanha coletora de DNA para encontrar pessoas desaparecidas tem recorde de colaborações no RJ

Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas teve, entre 14 e 18 de junho, 389 famílias colaboradoras no Rio de Janeiro, recorde em todo o país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

Até a próxima quarta-feira (30/06), acontece em todo o país a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, lançada oficialmente em 25/05 e que tem como objetivo abastecer o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) através de exames biológicos, auxiliando, assim, na identificação de quem está sumido. A iniciativa, vale ressaltar, foi elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Rio de Janeiro, especificamente falando, a campanha, apoiada pelo Disque Denúncia e pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica, vinculado à Polícia Civil, contabilizou, entre 14 e 18 de junho, um total de 389 famílias que compareceram aos pontos de coleta para doação do material genético, sendo, assim, o estado com maior número de colaborações até então.

”Agradecemos a todos que compareceram, compartilharam, a todos os profissionais envolvidos e ao Disque Denúncia, que nos atendeu prontamente. A divulgação em massa foi fundamental para o sucesso. Esta campanha foi um grande exemplo, que deixou evidente a diferença que o comprometimento, o empenho, a solidariedade e a importância do trabalho em equipe podem fazer”, diz Denise Rivera, assessora técnica-especial da Secretaria de Polícia do Estado do RJ.

De acordo com o Ministério da Justiça, todo o material recolhido será utilizado com a finalidade exclusiva de identificação de pessoas desaparecidas. Ainda segundo a pasta, o programa ”Desaparecidos”, do Disque Denúncia, é uma das ações mais efetivas no RJ quando o assunto é localização de pessoas.

Advertisement
WhatsApp Image 2021 06 21 at 18.39.30 Campanha coletora de DNA para encontrar pessoas desaparecidas tem recorde de colaborações no RJ

A iniciativa confecciona cartazes com fotos das pessoas desaparecidas, com o telefone de contato do Disque Denúncia e, com a autorização das famílias, faz a divulgação nas redes sociais para facilitar a localização. Mais de 180 pessoas foram encontradas com ajuda do serviço. O MJSP informa também que aproximadamente 80 mil pessoas desaparecem no Brasil todos os anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campanha coletora de DNA para encontrar pessoas desaparecidas tem recorde de colaborações no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui