Campanha Folia Verde amplia ações sustentáveis no Carnaval 2025 do Rio

A campanha Folia Verde 2025, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, reforça ações sustentáveis no Carnaval do Rio, com 320 profissionais atuando na educação ambiental e coleta de resíduos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Carnaval 2025 do Rio de Janeiro contará com uma edição ampliada da campanha Folia Verde, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) voltada para a sustentabilidade na maior festa popular do país. A ação busca reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) e incentivar a educação ambiental entre foliões, escolas de samba e blocos de rua.

Este ano, mais de 320 profissionais estarão envolvidos na campanha, incluindo 200 catadores, 80 educadores ambientais e equipes de coordenação de rua e de blocos. A secretária Tainá de Paula destacou a importância da ação para o futuro do Carnaval carioca. “Queremos mostrar que é possível celebrar a cultura e a magia do carnaval carioca de forma responsável com o meio ambiente. O Folia Verde é um passo importante para transformar o nosso carnaval em um exemplo de sustentabilidade para o mundo”, afirmouFolia Verde na Sapucaí

A Passarela do Samba, em parceria com a Liesa, Riotur e Sesc, terá atuação direta da SMAC em diversas frentes. Desde os últimos ensaios técnicos e a lavagem da avenida (21 a 23 de fevereiro), equipes de coleta de resíduos sólidos farão a contagem horária dos materiais recolhidos, com estimativa de 25 mil toneladas coletadas.

Além disso, dez pontos de educação ambiental serão instalados na Sapucaí, distribuídos entre os setores pares e ímpares. No local, integrantes do Centro de Educação Ambiental (CEA) promoverão um quiz interativo sobre sustentabilidade, com distribuição de brindes para participantes que demonstrarem conhecimento sobre o tema. As atividades acontecerão das 19h às 22h durante os desfiles das escolas de samba da Série Ouro, Especial, Apuração, Mirim e Campeãs.

A campanha também estará presente em 13 blocos, incluindo os megablocos, com entrega do Selo Carioca Folia Verde às agremiações que incentivarem boas práticas ambientais durante os cortejos.

Agentes de coleta de resíduos e membros do CEA estarão nas ruas orientando foliões sobre o descarte correto de resíduos, promovendo uma festa mais limpa e sustentável.

Os desfiles das Séries Prata e Bronze, realizados na Intendente Magalhães, na Zona Norte, também contarão com pontos de recolhimento de resíduos e atividades de conscientização ambiental junto ao público e às escolas de samba.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campanha Folia Verde amplia ações sustentáveis no Carnaval 2025 do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui