Campanha Natal Sem Fome completa 30 anos, com mais de 26 milhões de pessoas atendidas

Rede de Ação da Cidadania realizou uma manifestação sobre a insegurança alimentar no Brasil, onde 33 milhões de pessoas passam fome diariamente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Breno Lima/Divulgação

Com o slogan “Neste Natal, o melhor presente é a sua solidariedade”, a campanha Natal sem Fome deu o início às arrecadações de alimentos para as festividades natalinas de 2023, durante um evento neste domingo (15), no Aterro do Flamengo. Maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, a Natal sem Fome completa trinta anos de existência este ano.

O evento de lançamento da campanha teve brincadeiras para as crianças e um espaço pet-friendly. Durante a ação, a equipe de Agroecologia da ONG distribuiu mudas e plantas comestíveis  à população, além de alertar as pessoas sobre os impactos maléficos do uso de agrotóxicos na produção de alimentos, especialmente na saúde das crianças.

A campanha Natal sem Fome foi idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, quando também criou a ONG Ação da Cidadania. A  ONG que já beneficiou 26 milhões de pessoas, com mais de 55 mil toneladas de alimentos. A trajetória da enitdade é contada no recém-lançado livro “Cidadania: a Fome das Fomes”.

“Em 30 anos, tudo mudou, mas o tamanho e a dor da fome são as mesmas. Betinho nos ensinou que o melhor presente de Natal é a solidariedade, mas toda a sociedade precisa estar disposta a fazer a diferença na vida de quem, hoje, não tem o que comer”, disse Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho do sociólogo. Ele adiantou que, além das cestas básicas, as famílias beneficiadas pelo projeto receberão o livro infanto-juvenil Muito Prazer, sou o Betinho.

No domingo, voluntários dos 300 comitês da rede de Ação da Cidadania, no Rio, realizaram uma manifestação sobre a persistência da insegurança no Brasil, onde 33 milhões de pessoas passam fome diariamente. De acordo com dados das instituição, residências com crianças menores de 10 anos são as mais impactadas.

As doações podem ser feitas por meio da página oficial da iniciativa (www.natalsemfome.org.br) ou pelo PIX: doe@natalsemfome.org.br.

Informações e imagem: Veja Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campanha Natal Sem Fome completa 30 anos, com mais de 26 milhões de pessoas atendidas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui