Campanha no Rio converte doação de sangue em plantios de árvores

No período entre 21 de setembro e 04 de outubro o número total de bolsas de sangue coletadas pelo Hemorio será convertido em mudas de árvores urbanas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Redes Sociais)

Sangue é Vida” é o nome da nova campanha do Hemorio em parceria com a Fundação Parques e Jardins, para incentivar a doação de sangue, que reduziu em mais de 20% no último ano, devido a queda do número de doadores por conta da pandemia do novo Coronavírus. No período entre 21 de setembro e 04 de outubro o número total de bolsas de sangue coletadas será convertido em mudas de árvores urbanas, destinadas a novos plantios nas regiões menos arborizadas do Rio.

A campanha terá início em 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Árvore, e seguirá até 04 de outubro, Dia da Natureza. Ao final, o número de mudas será contabilizado com base no total de doadores do período. Essas mudas serão plantadas nas áreas selecionadas pela Fundação Parques e Jardins, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. Atualmente a cidade do Rio conta com um déficit de 1 milhão de árvores urbanas, principalmente nas zonas Norte e Oeste. 

Doações reduziram na pandemia


O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Todo o sangue doado é usado principalmente em grandes emergências como acidentes de trânsito, em cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas. 

Advertisement

De acordo com o órgão, são necessárias pelo menos 300 novas bolsas de sangue por dia para atender a demanda dos pacientes do estado. No último ano as doações foram diretamente impactadas por conta da pandemia e a média diária de coletas caiu para 210.

Quem já teve Covid-19 pode doar sangue 30 dias após estar curado da doença. No caso das vacinas, também é permitido doar. Quem tiver sido imunizado com a Coronavac está liberado para doar sangue 48h depois da aplicação. No caso dos demais imunizantes, o prazo é de uma semana.

Coleta segura 

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas. Quem não puder doar pode participar divulgando a importância da doação.

A coleta é um processo muito seguro. Todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Antes da coleta, é feita uma triagem com questionário e entrevista para descobrir se o cidadão está apto a fazer a doação. Na doação habitual, são coletados até 450 ml de sangue.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você estiver em dúvida se pode ou não doar, entre em contato diretamente com o Hemorio pelo DISQUE SANGUE – 0800-2820708. 

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. 

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

Campanha Sangue é vida
Data: De 21/09 a 04/10
Horário: das 7h às 18h
Local: Hemorio – Rua Frei Caneca nº8, no Centro. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campanha no Rio converte doação de sangue em plantios de árvores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui