Campo de Santana é o primeiro parque do Rio a receber composteiras de resíduos orgânicos

O projeto tem como objetivo produzir adubo de boa qualidade para uso no próprio espaço, visando atender as ações de plantio urbano na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Campo de Santana foi o primeiro parque municipal urbano a receber uma composteira de resíduos orgânicos - Divulgação/Prefeitura

O Campo de Santana, no Centro, foi o primeiro parque municipal urbano a receber uma composteira de resíduos orgânicos em um projeto piloto da Fundação Parques e Jardins (FPJ), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo produzir adubo de boa qualidade para uso no próprio espaço, visando atender as ações de plantio na cidade. A inciativa poderá ser implementada em outros parques do Rio.

A composteira do Campo de Santana foi inaugurada durante as celebrações do Dia da Terra, em 22 de abril, ocasião em que a FPJ também realizou plantios simbólicos nas 5 Áreas de Planejamentro (APs). Com cerca de 30 metros cúbicos, ela foi adaptada em uma estrutura de concreto que nos últimos anos estava sendo utilizada para depósito de lixo.

A bióloga Laura Cordioli, responsável pelo projeto, em parceria com a bióloga Tayana Galvão, explica que o espaço foi divido em três partes correspondentes às 3 fases necessárias para o processo completo da compostagem. A primeira parte é a área que recebe a matéria orgânica que vai entrar em decomposição como folhas secas, podas de árvores e poda de grama. Já a segunda parte é quando o material se encontra em fase de decomposição mais avançada, por meio de bactérias, fungos e animais invertebrados tão importantes para a produção de húmus de qualidade. E a terceira parte é quando a compostagem já está pronta para ser utilizada como forma de adubo rico em nutrientes.

A primeira composteira entregue faz parte de um projeto piloto da FPJ que tem como objetivo a implantação de outros recursos semelhantes nos demais parques urbanos da cidade.

Advertisement

O ideal seria que todos os parques tivessem a sua própria composteira para a diminuição dos resíduos orgânicos que vão diretamente para os aterros sanitários. E também para a produção de adubo de qualidade que poderá ser utilizado no próprio parque, tornando o solo daquele espaço ainda mais vivo“, destaca a bióloga.

Ela observa ainda que o material orgânico produzido no Campo de Santana, e futuramente nos demais parques do Rio, também poderá ser utilizado nos plantios urbanos em praças e em logradouros públicos, assim como poderá ser distribuído à população interessada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campo de Santana é o primeiro parque do Rio a receber composteiras de resíduos orgânicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui