Campo de Santana e Palacete Imperial irão receber revitalização

Através de uma parceria com o TCE serão investidos R$ 40 milhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Casa Civil, firmou uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) para revitalizar dois importantes equipamentos urbanísticos da região histórica do Centro do Rio: o Campo de Santana, na Praça da República, e o Palacete Imperial, na Avenida Visconde do Rio Branco. O projeto tem como objetivo aumentar a segurança e recuperar uma importante área de lazer da região. O investimento será de R$ 40 milhões, oriundos do saldo orçamentário de 2021 do TCE-RJ.

O Campo de Santana é uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio, com aproximadamente 130 mil metros quadrados, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). Entre as melhorias no local, estão previstas a instalação de um sistema de segurança e monitoramento por câmeras, restauro dos portões e guaritas, reforma de canteiros, lagos, monumentos, iluminação e gruta. Além da recuperação da drenagem, dos banheiros, renovação da sinalização, implementação de sistema de irrigação e manejo do paisagismo, e inclusão de composteira e viveiros. A revitalização também contemplará os animais que habitam a região, com melhorias na estrutura de atenção.

“Esta ação é a união de esforços entre o governo e o TCE, que vai possibilitar a reestruturação desses espaços tão importantes para o cidadão fluminense. Uma área histórica que será modernizada e revitalizada”, disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade está firmando um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a restauração do Palacete Imperial. Para a revitalização do Campo de Santana, será assinado outro convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Parques e Jardins (FPJ).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campo de Santana e Palacete Imperial irão receber revitalização
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. parabens ao tce e ao governo do rio de janeiro por restruturar o Campo de Santana e o Palacete imperial pois são locais belos e importante na historia do Rio e na cultura dos cariocas e visitantes de ouros estados e paises esse e o rio que merecemos e vamos curtir com alegriA e amor bom dia..

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui