Campo Grande ganha nova unidade de Clínica da Família neste sábado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Neste sábado (28/09), a Zona Oeste do Rio de Janeiro ganha mais uma opção na área da saúde. Trata-se da Clínica da Família Dra. Myrtes Amorelli Gonzaga, que ficará localizada na Estrada do Lameirão Pequeno, em frente ao CIEP Brigadeiro Sério Carvalho, em Campo Grande.

Esta será a 9ª unidade inaugurada pela atual gestão da Prefeitura e deverá beneficiar mais de 33 mil habitantes da região. O prefeito do Rio, Marcello Crivella, e a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, participarão do evento.

Lameirão, Sol da Prata, Amizade e Jardim Guaratiba serão as localidades cobertas pela clínica, que será administrada pelo Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP). A partir de agora, a cidade contará com 233 unidades de atenção primária.

A nova Clínica da Família terá a capacidade de produzir, na média, 1.420 consultas médicas por mês e vai oferecer consultas, acompanhamento pré-natal, teste do pezinho, vacinação em crianças, adultos e idosos, curativos, planejamento familiar e vigilância em saúde e saúde-bucal. Todos esses serviços serão executados pelas 4 equipes de saúde da família e uma de saúde bucal, que atuarão no local. A construção da unidade teve investimento de R$ 5,2 milhões e as obras foram realizadas pela RioUrbe.

Advertisement

As equipes são compostas por 4 médicos, 4 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem, 16 agentes comunitários de saúde, 1 cirurgião dentista, 1 auxiliar de saúde bucal, 1 farmacêutico e 1 oficial de farmácia. O espaço da unidade está dividido em 4 salas de atendimento, coleta de exames, curativos, imunização, sala dos agentes, saúde bucal, esterilização, farmácia, almoxarifado, centro de cultura e ideias, raio-x e ultrassonografia.

A nova clínica da família, que vai funcionar das 07h às 18h de segunda a sexta-feira, e nos sábados das 08h às 12h, faz parte da estrutura da Área de Planejamento 5.2, que abrange os bairros de Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Santíssimo e Senador Vasconcelos. A região tem, atualmente, 38 unidades de saúde, sendo 17 Clínicas da Família, 16 Centros Municipais de Saúde (CMS), uma policlínica, 2 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 1 centro de atenção psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) e o Hospital Municipal Rocha Faria.

A clínica leva o nome da médica Myrtes Amorelli Gonzaga, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1957. Ela foi uma das pioneiras na área da infectologia pediátrica no País. Myrtes trabalhou no 1º Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do RJ, foi chefe da pediatria do Hospital Municipal Jesus e atuou como consultora no Ministério da Saúde nas áreas de infectologia e imunizações. A Dra. Myrtes Amorelli Gonzaga morreu dia 10/09 deste ano, deixando 2 filhos, Lauro e Marcos, e 4 netos.

Bruno Kazuhiro, cientista político nascido e criado em Campo Grande, além de colunista do DIÁRIO DO RIO, comentou sobre a nova Clínica da Família.

”É sempre bom termos mais equipamentos de saúde na nossa Zona Oeste, uma região carente de ação do poder público. Tomara que atenda bem a tanta gente que precisa”, disse Bruno.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campo Grande ganha nova unidade de Clínica da Família neste sábado
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Não adianta inauguração sem pagar o salário dos profissionais das clínicas da zona oeste…..obs: seu divulgador, enfermeiros e outros sem salário essa ipecep é uma fraude????

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui