Campos dos Goytacazes promove ação de combate à exploração de mão de obra infanto-juvenil em cerâmicas

Empresários são esclarecidos sobre formas legais de inserir os adolescentes no mercado de trabalho, de maneira que ninguém seja prejudicado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ação contra trabalho infanto-juvenil em Campos / Divulgação

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou, na última semana, abordagens na região central e no interior do município, de combate à exploração do trabalho infanto-juvenil. As ações são resultado de uma parceria entre a equipe da Estratégia do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Conselhos Tutelares.

Ao todo foram visitados 40 cerâmicas da Baixada Campista, onde autoridades públicas do município realizaram um trabalho de prevenção contra a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes, além de informar sobre as garantias legais destes grupos.

De acordo com Renata Amaral, coordenado do equipe, nas visitas, os empresários são esclarecidos sobre as formas legais de inserir a mão de obra de adolescentes no mercado de trabalho, de maneira que empregador e contratado não sejam prejudicados. Renata ressaltou que, existem os problemas de ordem econômica por parte desses jovens, aliada a uma forte tradição cultural do uso de mão de obra de crianças e adolescentes sem o devido amparo legal.

“O nosso trabalho depende da cooperação da população. A população é solidária, mas ofertar dinheiro na rua estimula a propagação da mendicância, tendo em vista que a maioria dos usuários conhecem a rede socioassistencial. Nosso trabalho é pautado na reflexão para conscientização e na garantia de direitos. Infelizmente é cultural e precisamos dialogar sobre essa temática tão importante para nossa sociedade”, comentou Renata Amaral.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campos dos Goytacazes promove ação de combate à exploração de mão de obra infanto-juvenil em cerâmicas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui