Canal Like: Ainda Temos a Imensidão da Noite e a difícil vida de roqueiro no Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Brasília não é apenas a capital do Brasil. A cidade é um verdadeiro celeiro do rock nacional. Plebe Rude, Aborto Elétrico, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso são alguns dos muitos exemplos de bandas que se formaram na cidade.

Brasília também é a terra natal do diretor de cinema Gustavo Galvão. Ele foi cantor de punk na juventude e usa essa experiência como inspiração do seu terceiro longa.

“Ainda Temos a Imensidão da Noite” mostra que não é tão simples sobreviver como roqueiro. Na trama, Karen é trompetista e vocalista de uma banda de rock, mas está cansada de batalhar por um lugar ao sol. Ela resolve seguir os passos do ex-parceiro de banda Artur e tenta a sorte na Europa. Os dois se juntam a um amigo alemão num triângulo complicado.

Meses depois, Karen é forçada a recomeçar em Brasília e precisa se entender com a cidade que o avô ajudou a construir.

Advertisement

Quem é músico percebe rápido quando um ator está fingindo que está tocando um instrumento. Por isso, o diretor preferiu escalar profissionais da cena musical do Distrito Federal pra interpretar os personagens. Eles tiveram a ajuda de uma preparadora vocal que ensinou o elenco a projetar a voz sem precisar berrar em cena. O resultado é que da ficção nasceu a banda Animal Interior, responsável pelas composições criadas pro filme.

Puxando pela memória recente do cinema brasileiro, a gente lembra de Jair Oliveira interpretando um baixista no filme “Os Desafinados”. Mas o longa do veterano Walter Lima Jr circula entre o Rio de Janeiro e Nova Iorque na época da bossa nova.

Já no filme “Ainda Temos a Imensidão da Noite” a ação acontece entre Brasília e Berlim dos dias de hoje. E a intimidade que o Gustavo Galvão tem com o espaço urbano brasiliense se reflete nos belíssimos planos das ruas e praças vazias. A opção pelas cidades aconteceu porque as duas tem uma história de construção ou de reconstrução. Berlim teve que ser praticamente reerguida depois da Segunda Guerra e Brasília nasceu no papel, a partir de um projeto planejado.

O roteiro reforça bastante o incômodo dos vizinhos com o barulho dos ensaios numa capital bem mais silenciosa do que a média. É nesse retrato dos bastidores da banda reunida que o filme funciona melhor, mostrando o envolvimento dos personagens e a frustração de cada um.

“Ainda Temos a Imensidão da Noite” presta uma homenagem sincera aos músicos e a batalha deles pelo sucesso. Um caminho sinuoso com sacrifícios que passam muito longe dos olhos e ouvidos do público.

O filme dessa dica do Canal Like (530 da Claro) está disponível na plataforma do NOW e no Canal Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Canal Like: Ainda Temos a Imensidão da Noite e a difícil vida de roqueiro no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui