Cancelamento do Carnaval faz ocupação em hotéis despencar para 41% no Rio

Sem a realização da maior festa popular do mundo, economia carioca vai amargando uma série de prejuízos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Hotéis ao longo da Praia de Copacabana (Foto: Agência Brasil)

Tal como aconteceu no Réveillon, a taxa de ocupação de hóspedes em hotéis do Rio para o período de Carnaval está em 41%, de acordo com a projeção feita no período de 12 a 16 de fevereiro. No ano passado, por exemplo, a hotelaria carioca já registrava cerca de 78% na mesma prévia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih).

O cancelamento do Carnaval no Rio de Janeiro devido ao alto risco de transmissão da Covid-19 desestimulou o turismo e vai desencadeando uma série de prejuízos em vários setores da economia carioca.

Sem carnaval, Prefeitura do Rio deixa de movimentar, pelo menos, R$ 3,6 bilhões

Em 2020, cerca de 2.1 milhões de turistas vieram para a folia no Rio de Janeiro, deixando R$ 4 bilhões na cidade. O cenário pandêmico, no entanto, é diferente.

Advertisement

Empregos afetados

De acordo com estudo de impacto econômico do Desfile Oficial das Escolas de Samba do Carnaval do Rio, realizado pela Fundação Getúlio Vargas com base no Carnaval 2019, são gerados 36 mil empregos diretos e indiretos apenas nos cinco que compõe a realização dos desfiles no Sambódromo. Se for considerado todo o período de preparação para o evento, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa estima que esse número chegaria a aproximadamente 65 mil empregos.

Na última apresentação do Boletim Epidemiológico, o prefeito Eduardo Paes pediu a colaboração da população no enfrentamento ao coronavírus, principalmente durante o período tradicional em que o evento ocorre.

Vamos fiscalizar. Nós estamos monitorando as redes sociais nesses sites conhecidos de venda de ingressos de festas, não vamos permitir que aconteçam.  Nós fazemos mais uma vez o apelo.  É um esforço, todos estamos tristes de não poder pular o carnaval, falo isso com dor no coração, mas nós temos que manter esse cuidado” – disse o prefeito.

A prefeitura informou que o planejamento das ações de fiscalização já está ocorrendo, mas serão reforças no feriado. Os bloqueios de ruas e toda a contingência para evitar aglomerações em vias públicas, serão divulgas ainda esta semana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cancelamento do Carnaval faz ocupação em hotéis despencar para 41% no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui