Candidato a prefeito, Luiz Lima quer turismo carioca impulsionado com novos eventos esportivos

Para o candidato do PSL à Prefeitura do Rio, fato da cidade ser olímpica pode ajudar na adoção de medidas públicas para o setor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Luiz Lima, candidato à Prefeitura do Rio - Foto: Divulgação

Candidato à Prefeitura do Rio nas eleições deste ano pela chapa ”O Rio Tem Opção” (PSL/PSD), Luiz Lima tem como um de seus principais objetivos, visando o estímulo ao turismo na capital fluminense, facilitar a promoção de eventos esportivos e cuidar dos equipamentos já existentes na cidade.

Com uma longa e vitoriosa trajetória no esporte, o ex-nadador olímpico de 42 anos acredita que o Rio de Janeiro tem muito a ganhar depois que se tornou cidade olímpica.

”O Rio de Janeiro respira esporte. À Prefeitura cabe facilitar a promoção esportiva. A gente tem praia e infraestrutura hoje. Eu sou um exemplo disso. Há 11 anos dou aulas de natação na Praia de Copacabana. Tenho alunos de todos os tipos, que têm, muitas vezes, os melhores momentos dos seus dias na praia, fazendo esporte. Temos que olhar para o que temos, para nossa natureza e belezas naturais. Basta cuidar do que tem e não querer ter o que não tem”, diz.

Apesar de ter sediado grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, as Olímpiadas de 2016 e a Copa América de 2019, os números do turismo no Rio têm sido desanimadores não só no momento atual da pandemia do Coronavírus. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2016 e 2017, o volume de atividades turísticas na capital fluminense caiu 11,5%.

Advertisement

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre março e setembro deste ano, já na pandemia, o turismo brasileiro acumulava perdas de R$ 182,8 bilhões em relação ao faturamento médio do mesmo período do ano passado. Desse total, R$ 26,5 bilhões apenas no Rio.

”O esporte será um dos propulsores do turismo para mudar essa realidade. Os eventos atraem turistas, marcas e publicidade e eu só vejo ganhos positivos com isso”, defende Lima.

Equipamentos ao ar livre

Luiz Lima, eleito em 2018 deputado federal, vê como positivo o fato da capital fluminense ter uma enorme área ao ar livre para a prática esportiva. Para ele, se as cidades mais famosas do mundo, como Nova York, Paris e Londres, foram construídas pela mão do homem, o Rio, com sua paisagem de tirar o fôlego, foi ”esculpido pela mão de Deus”.

”O Rio de Janeiro é uma cidade abençoada. Os ciclistas vêm aqui e elogiam muito nosso circuito. Temos a orla, as praias, áreas planas. Em 10 minutos, porém, o ciclista pode entrar na floresta, subir pela Vista Chinesa, pelo Joá. O ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio, por exemplo, foi o mais bonito já disputado. Os atletas adoraram”, anima-se.

O ex-nadador enumera uma série de lugares onde o esporte pode ser praticado no Rio e ao mesmo tempo servir para atrair turistas, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde há remadores, canoístas e atletas de esportes aquáticos; as praias, que reúnem disputas na faixa de areia, como o vôlei de praia, o futevôlei (100% carioca), beach tennis, além de natação, canoa havaiana, surfe e kitesurfe; a Baía de Guanabara, com a vela; o turfe, realizado em um dos mais tradicionais e belos hipódromos do mundo; isso sem falar nas corridas de rua, trilhas e escaladas nos mais conhecidos cartões postais do planeta.

”Temos uma possibilidade robusta de eventos dessa natureza, que podem ajudar a promover a nossa imagem. A orla carioca, por exemplo, é um local de prática esportiva, que pulsa, que tem vida e que tem aumentado muito a procura por atletas nos últimos ano”, conclui o candidato à Prefeitura.

As eleições municipais de 2020 estão marcadas para o dia 15/11. Em caso de 2º turno, este pleito será em 29/11.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Candidato a prefeito, Luiz Lima quer turismo carioca impulsionado com novos eventos esportivos
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho ótimo os objetivos do candidato em ampliar a área esportiva e especialmente o turismo; pq aqui no Rio não vejo nada apreciável!!! O Nordeste e especialmente Maceió é que está bombando no turismo;pq além das praias serem lindas a cidade e os bairros são limpíssimos! Os turistas se sentem agraciados com os beach clube, tanto nas praias do litoral norte e sul da capital; pq oferecem um excelente serviço! Aliás a orla da cidade foi eleita no Natal passado a mais bonita! E, agora para melhorar mais; já tem voo direto de Portugal para Maceió!!!
    Eu não tinha candidato; mas já fiquei mais interessada, uma vez q o Sr inspira confiança; até pq tem o aval do nosso Presidente Bolsonaro. Eu espero que, priorize a limpeza em todos os bairros pq já não aguento ver tanta sujeira e buracos e com qualquer chuva alaga tudo. O RJ está um CAOS em matéria de higiene; até pq as pessoas na sua maioria são culpadas, uma vez que a educação passou longe!!!

  2. O mundo ainda não estará livre da covid, talvez só em média de 2022 estará disponível uma vacina para o público amplo.
    Mas o candidato já pensa em colocar evento do esportivo (!) com público (?)
    Isso para quando(?)
    O que pensa o candidato sobre o autódromo na área ambiental de Deodoro? Quer passar o trator e derrubar as árvores como Crivella (?)

    • Tenho acompanhado as entrevistas do Diário do Rio sobre os candidatos a prefeitura e a vereador e tenho observado que os candidatos do Partido NOVO por exemplo, dentre aqueles que foram entrevistados, já opinaram que são a favor da derrubadas das árvores, conforme o dito estudo ambiental que já foi feito no local, onde as espécies de árvores que pretendem derrubar seriam de mata secundária mas, como Agrônomo, sabemos que a mata secundária que seria a parte comtemplada no dito estudo, para serem suprimidas para não dizer desmatadas, já fazem parte da sucessão ecológica na recuperação de qualquer bioma de mata primária, onde se encontram as espécies “nobres”. Se a mata secundária existe, não quer dizer que ela não tem valor para o bioma e se ela está é porque, ela é o indicativo de uma fase de recuperação decorrente a uma atividade de caráter antrópico (da ação do homem) ou de causa natural portanto, não faz sentido que um projeto venha ser implantado naquele local até porque o remanescente está em uma área plana e não em uma encosta como ocorre comumente nas áreas verdes aqui no município do Rio de Janeiro, e considerando isto, já é uma raridade para nós cariocas em ter um remanescente de mata atlântica em área verde.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui