O DIÁRIO DO RIO certamente é o veículo que dá maior atenção para a eleição ao legislativo. Foram mais de 50 entrevistas entre os candidatos a deputado (estaduais e federais). Entendemos que o eleitor tem grande dificuldade para encontrar em quem votar e não por acaso nosso Conselho Editorial fez duas listas: em quem votar para deputado federal no Rio de Janeiro em 2022 e em quem votar para deputado estadual no Rio de Janeiro em 2022.
Mas há dificuldades maiores, e há aqueles que prefiram votar por temas. Por isso, o Conselho Editorial do DIÁRIO DO RIO também elegeu algumas listas, com pautas específicas, sempre formadas por dois nomes, um para estadual e outro para federal.
A ética é um tema central em qualquer debate político. Honestidade é uma obrigação de qualquer pessoa pública, embora muitos não cumpram isso. Todavia, não é só a honestidade. A fiscalização do poder executivo e o zelo pela estrutura pública também passam por essa lista que tem Martha Rocha (12040) como estadual e Chico Alencar (5050) federal.
Martha Rocha (12040)
Em 1983, tornou-se escrivã na Polícia Civil, em um local onde não havia banheiro feminino, que acabou sendo conquistado após suas manifestações. Sete anos depois, ocupou o cargo de delegada, em que participou da criação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. Em 1993, se tornou a primeira mulher a chefiar o Departamento Geral de Polícia Especializada e em 2011 entrou para a história como a primeira mulher a assumir a Chefia da Polícia Civil.
Sua gestão ficou marcada pelo foco nas ações de prevenção aos crimes contra mulheres, a criação da Cidade da Polícia, as melhorias no atendimento nas delegacias e a ampliação no serviço de registro de ocorrência online, além de ações de combate ao contrabando, à pirataria e à contravenção.
No dia 13 de janeiro de 2019, seu carro foi alvo de disparos após um homem encapuzado portando fuzil descer de um utilitário e efetuá-los contra o veículo da deputada no bairro da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Chico Alencar (5050)
Chico Alencar é escritor, professor de História graduado pela UFF, mestre em Educação pela FGV e doutorando na UFRJ. Em 2020, foi eleito vereador do Rio com mais de 49 mil votos. Tem 30 anos de experiência na política institucional: já foi deputado federal por quatro legislaturas, deputado estadual e vereador.
Ganhou várias vezes o prêmio de “melhor deputado” em votação no site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil.
Começou sua militância nos movimentos estudantis, de associações de moradores e eclesiais de base. Também foi presidente da Famerj e tem 38 livros publicados.