Candidatura de Marcelo Freixo não é unanimidade no Psol

Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol) parece que conseguiu o apoio do PT a sua pré-candidatura a prefeito do Rio em 2020, inclusive com declarações favoráveis do ex-presidente Lula (PT), e tendo como vice a ex-governadora Benedita da Silva (PT). Mas isso está acirrando os ânimos dentro do próprio partido de Freixo, afinal, o Psol nasceu de uma costela do Partido dos Trabalhadores que não concordava com o posicionamento do partido 16 anos atrás.

Primeiro foi o vereadorRenato Cinco (Psol), que lançou pré-candidatura dizendo que o partido deveria ter uma candidatura socialista que fuja de alianças com partidos de esquerda como o PT e o PCdoB, que no texto são chamados de “esquerda da ordem, sem compromisso com a transformação radical do sistema”.

Apesar disso, Cinco é um nome mais local, ao contrário do deputado federal David Miranda (Psol), que, no carnaval, lançou sua pré-candidatura a prefeito do Rio em 2020. “Conge“do jornalista Glenn Greenwald, e militante dos Direitos Humanos, Individuais e LGBTQI+. Inclusive, David e Glenn são amigos de Ciro Gomes e Giselle Bezerra. Ciro vem se notabilizando como uma alternativa à esquerda petista.

Em entrevista à colunista Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo, Miranda também bateu na questão da aliança com PT. Para ele, “Não está condizendo com as diretrizes do Psol“. “Ele foi para o Congresso do PT, e a fala dele foi sem consultar a base. Isso machuca a base, que tem opinião própria”.

“Vou disputar contra o Freixo para mostrar que o Psol é raiz, é da militância, é dos protestos. A gente pode fazer aliança com todo mundo contra a barbárie do Bolsonaro, mas nunca pode esquecer a nossa essência. A quem interessa o apoio de Lula no Rio? Acabar com o Psol. […] Lula tem alta rejeição aqui”

E não tem sido uma boa semana para Freixo, ele recentemente foi denunciado por seu gabinete estar pagando a passagem aérea de ex-assessores.

2 COMENTÁRIOS

  1. Como assim? Um racha das esquerdas só interessa os Partidos de Direita. É muita pretensão do Deputado Federal David Miranda achar que fazendo aliança com todos partidos contra a barbárie de. Bolsonaro, o PSOL vai continuar puro. O PT têm mais militância do que qualquer Partido. O PC do B , a sua militância é um pequeno exército aguerrido, e tudo isso será jogado fora pela soberba e a arrogância de que o PSOL não precisa mais da esquerda. Se pensa que o Ciro Gomes do PDT é esquerda, simplesmente, um delírio. Valha-me Deus!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui