Canecão deve ser reaberto com investimento da Alerj

Fechado desde 2010, a emblemática casa de shows pode ser reaberta ao público a partir de uma parceria entre a Alerj e a UFRJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Motta

Uma das casas de espetáculos mais famosas do Rio de Janeiro, mas que não recebe nenhuma atração desde 2010, o Canecão está cada vez mais próxima de reabrir suas portas ao público. Conforme informou o jornalista Ancelmo Gois, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (28/04), em regime de urgência, Projeto de Lei que pode, finalmente, viabilizar a retomada do espaço.

A proposta em questão tem como objetivo autorizar uma parceria entre a própria Alerj e a UFRJ para assinatura de um “termo de cooperação técnica e financeira“. A medida não fala em valor do investimento, o que poderá ser definido após a sua aprovação.

Assinam o documento os deputados Waldeck Carneiro, André Ceciliano, Eliomar Coelho e Flavio Serafini:

A ideia é oferecer a Universidade Federal do Rio de Janeiro as condições de reabrir o Canecão, como um espaço artístico multiuso, mas mantendo a tradição como um lugar para shows e quem sabe um espaço de memória da MPB“, disse Carneiro.

Advertisement

Prefeitura quer ajudar UFRJ na reconstrução do Canecão

Em fevereiro, a Prefeitura do Rio afirmou que pretende ajudar na reabertura do Canecão. No entanto, para a revitalização do local há a necessidade de mudar a lei municipal que impede a construção deste tipo de estabelecimento no terreno atual.

Na época, o prefeito Eduardo Paes se mostrou simpático a ideia de reconstruir o ambiente da icônica casa de shows.

“Eu estou inteiramente à disposição da reitora da UFRJ para mudar a legislação, para mudar o zoneamento, para gente permitir que o Canecão renasça e ali vire de novo um espaço público da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

As obras no terreno do Canecão fazem parte de um levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). Além do novo auditório, outros prédios, com espaços culturais abertos ao público, podem ser construídos.

O Canecão foi palco de momentos históricos da música por mais de 40 anos. Em 2010, o local foi fechado depois de uma briga entre o inquilino e a UFRJ, que retomou a posse na Justiça. Sem uso, o espaço está se degradando.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Canecão deve ser reaberto com investimento da Alerj
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui