Canil Ilegal é fechado no Grajaú

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cães sofrendo mau trato em canil ilegal no Grajau

Técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) participaram nesta quarta-feira, 14, da operação conjunta conduzida pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) no Grajaú, para conferir a denúncia de um canil ilegal com a criação irregular de animais.

Na ação acompanhada pela Subsecretaria de Bem Estar Animal, ONGs de proteção animal e por representantes da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, responsável pela denúncia à Polícia Civil, as equipes constataram total falta de higiene e encontraram animais confinados em espaço insuficiente em meio a fezes, urina e ração, alguns deles com tumores aparentes e outros sem um dos olhos, em um quadro que configurou também maus-tratos. Irregularidades como a falta de higiene, de licenciamento e de vacinação resultaram em infrações aplicadas pela Vigilância. 

Duas pessoas que estavam na casa foram levadas à delegacia para prestar depoimentos, com riscos de serem autuados por crime de maus-tratos. Já os cerca de 60 animais (46 deles cães de sete raças, a maioria maltês) encontrados no canil ilegal durante a operação foram acolhidos em lares temporários, como as ONGs Casa de Lázaro e Quatro Patinhas, para serem tratados e encaminhados para adoção. Segundo o médico-veterinário Anderson Borges, do Centro de Controle de Zoonoses da Subvisa, além de não ter a menor condição de higiene, o canil não tem licença sanitária da Vigilância e nem apresentou comprovante de vacinação dos animais. “O pior de tudo foi encontrarmos animais mantidos em espaços sem iluminação e sem ventilação”, disse Anderson Borges.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Canil Ilegal é fechado no Grajaú
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Se eu quiser adotar um dos cachorros ou para outros interessados em adotar? Existe algum contato ou endereço? Tenho interesse! Esses cãezinhos merecem novos lares e famílias

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui