Caravana da Leitura e do Autor Fluminense leva capacitação à Rede de Bibliotecas Comunitárias

Professores, agentes de leituras e crianças participam de atividades literárias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O projeto Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras promove palestras temáticas sobre multiplicidade cultural, oficinas, conversas com autores e ações de incentivo à leitura com a realização de videoaula, web conferência e a entrega de kits para 10 Bibliotecas Comunitárias, com equipamentos digitais, ebooks, aplicativos e livros em papel. De forma gratuita, as atividades podem ser acessadas pelo site e YouTube da Caravana.

“A interação com a Caravana começou com um convite da Benita Prieto, coordenadora do projeto, para uma live, onde me senti muito à vontade. A partir daí, entrei em contato com a Rede de Bibliotecas Comunitárias para que mais instituições pudessem participar”, diz Maria do Carmo da Silva Miranda, mais conhecida como “Maria Chocolate”, fundadora e mediadora de leitura do Centro Cultural Comunitário Chocobim Biblioteca Comunitária MANNS, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segundo Maria, as atividades realizadas na biblioteca envolvem leitura, rodas de conversa, bate-papos literários, mediações de leitura em casa, nas escolas e contação de histórias. “Esse trabalho é feito por várias mãos, de forma voluntária, nos colocamos à disposição daqueles que precisam de nós, e a interação com a Caravana da Leitura nos trouxe muitos benefícios, como visibilidade, conhecimento e doações”, revela emocionada.

A mediadora de leitura reforça a importância de ações literárias e da literatura como ferramenta de transformação social. “A Caravana devolve aquele encantamento que eu sonhava em ter quando criança, dizendo que nós somos capazes. As bibliotecas comunitárias são o elo que fortalece e integra toda uma comunidade. Estamos lutando para que, em cada canto do Brasil, a gente possa levar o livro na mão dessas crianças. Um livro para mim é vida”, pontua Maria.

Advertisement

A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Retomada Cultural RJ, promovido pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Realização: Prodarte. Apoio: Ações & Conexões.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Cinco ações serão executadas pelo projeto:
1a. Ação – Capacitação para professores e agentes de leitura da Rede de Bibliotecas Comunitárias, pontos de leitura e projetos de incentivo à leitura. Acontecerá através de videoaula e web conferência.

2a. Ação – Atividades literárias: apresentação de narrações de histórias disponibilizadas em streaming e áudios para crianças atendidas pelas bibliotecas comunitárias.

3ª. Ação – Palestras Temáticas no campo da multiplicidade cultural.

4a. Ação – Conversa com autores fluminenses via lives.

5a. Ação – Kit para 10 Bibliotecas Comunitárias com equipamentos digitais, ebooks, aplicativos e livros em papel.

Para participar das atividades, as inscrições deverão ser realizadas em https://www.caravanadaleituraaf.com.br/

Toda programação é gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Caravana da Leitura e do Autor Fluminense leva capacitação à Rede de Bibliotecas Comunitárias
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Caravana da Leitura e do Autor Fluminense leva capacitação à Rede de Bibliotecas Comunitárias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui