Cardeal Orani João Tempesta encontra Papa Francisco na conclusão da Plenária do Dicastério para a Evangelização

Cardeal Orani João Tempesta pediu uma bênção especial ao Papa Francisco, mencionando a 122ª peregrinação da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Papa Francisco, S.J., recebeu, na manhã de 30/8, os participantes da Assembleia Plenária Extraordinária do Dicastério para a Evangelização, realizada no Vaticano. O encontro foi convocado de forma extraordinária para discutir o futuro da Pontifícia Universidade Urbaniana, instituição criada em 1627 pelo Papa Urbano VIII com o objetivo de formar missionários e apoiar o trabalho apostólico das Igrejas em todo o mundo.

A Assembleia Plenária integra a iniciativa de revitalizar as instituições universitárias ligadas à Santa Sé, conforme solicitado pelo Papa Francisco na Constituição ApostólicaVeritatis gaudium“, que trata das Universidades e Faculdades Eclesiásticas.

Entre os presentes na audiência estava o Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist., arcebispo do Rio de Janeiro. Em seu discurso, o Papa Francisco elogiou o estilo sinodal adotado na assembleia e aprofundou a discussão sobre a identidade e a missão da Universidade Urbaniana, destacando a necessidade de traduzir seu patrimônio em respostas adequadas às realidades contemporâneas. “Não vivemos em uma sociedade cristã, mas somos chamados a viver como cristãos na sociedade plural de hoje“, afirmou o Pontífice, ressaltando que a missão da universidade vai além da transmissão de conhecimento, envolvendo também a elaboração de instrumentos intelectuais que sirvam como paradigmas de ação e pensamento.

O Papa também abordou a importância de elevar a qualidade da formação acadêmica, equilibrando a racionalização dos recursos humanos e econômicos. Ele incentivou os participantes a adotarem uma “sã criatividade” para encontrar soluções inovadoras e evitar que o estudo se reduza a um simples cumprimento de requisitos acadêmicos. “Não tenham medo da criatividade“, encorajou Francisco.

No caso específico da Urbaniana, o Papa destacou a importância de reforçar sua missão intercultural e missionária, de modo que os alunos sejam capazes de mediar a mensagem cristã em diálogo com outras culturas e religiões. “Precisamos de pastores, consagrados e leigos que saibam incutir o ímpeto missionário para evangelizar as culturas e, assim, inculturar o Evangelho“, afirmou.

Francisco concluiu a audiência agradecendo aos participantes pelo trabalho realizado, com uma menção especial ao Cardeal Luis Antonio Tagle, que lidera a reformulação da Universidade Urbaniana.

Encontro com o Papa

Após a audiência, o Cardeal Orani João Tempesta pediu uma bênção especial ao Papa Francisco, mencionando a 122ª peregrinação da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida, que ocorreria no dia seguinte.

O Cardeal expressou sua satisfação em participar da conclusão da Plenária Extraordinária do Dicastério para a Evangelização, que focou principalmente na questão da Universidade Urbaniana. “O Papa nos deu uma bênção especial para todos que trabalham na evangelização, animando-nos nesta caminhada e incentivando a buscar os melhores caminhos para que o trabalho da Urbaniana seja cada vez mais efetivo“, afirmou Dom Orani. Ele concluiu destacando o compromisso contínuo dos membros da Plenária em promover a missão evangelizadora da Igreja.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cardeal Orani João Tempesta encontra Papa Francisco na conclusão da Plenária do Dicastério para a Evangelização
lapa dos mercadores 2024 Cardeal Orani João Tempesta encontra Papa Francisco na conclusão da Plenária do Dicastério para a Evangelização

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui