Carioca Brewing Co: uma cervejaria artesanal que retrata a Cidade Maravilhosa

A marca traz a essência carioca nos nomes de suas cervejas, como Ipanema e Lapa, por exemplo, e nos rótulos, que mostram as belezas do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Ipanema, Lapa, Laranjeiras e Leblon, além de bairros famosos do Rio de Janeiro, também são nomes de cervejas da marca Carioca Brewing Co, uma cervejaria artesanal criada por cariocas, que se inspiram no Rio para sua criação.

A marca, que passou por uma reestruturação durante a pandemia – com direito a novo nome e nova identidade visual -, tem cervejas já conhecidas, como, por exemplo, a linha Bairros, e também cervejas sazonais, com sabores diferentes e criadas para surpreender.

Até hoje, a Carioca Brewing Co já lançou mais de 70 cervejas diferentes. Destacam-se as cervejas de linha, chamadas “Cariocaholic”, que trazem sabores mais leves, e as de bairro, que são as mais populares.

WhatsApp Image 2021 05 16 at 16.00.10 Carioca Brewing Co: uma cervejaria artesanal que retrata a Cidade Maravilhosa
Foto: Divulgação

Os rótulos, sempre belíssimos, buscam contar alguma história ou, no caso das cervejas de bairro, mostrar um pouco daquele local. E essa arte, que atrai atenção para a marca, é idealizada e produzida por um dos sócios: o ilustrador Thainan Castro.

Advertisement

A equipe da cervejaria não é muito extensa. Além dos quatro sócios, Thainan Castro, João Gabriel Reis, Rodrigo Elian e João Filipe Rocha, conta também com o fotógrafo Guilherme Leporace e o publicitário Renan Bacellar. Ainda sem fábrica própria, as cervejas da marca são produzidas duas fábricas parceiras, uma no Rio e a outra em São Paulo, e são distribuídas por todo o Brasil.

Chegamos a começar o projeto de construir nossa fábrica no final de 2018, para aumentar a produção e tal… Mas no início de 2019, muitos parceiros que vendiam nossas cervejas passaram por problemas econômicos, alguns fecharam, veio toda essa crise e acabamos pausando o projeto. Ainda é um sonho que queremos realizar“, contou João Filipe Rocha.

Ele adiantou alguns projetos futuros que a marcar espera concretizar: expandir a linha Bairros para mais regiões do Rio e criar uma linha com personalidades cariocas: “não pessoas famosas, mas pessoas cariocas em geral. Uma coisa fora do clichê, com gente que tenha histórias maneiras para contar“, explicou.

História

A Carioca Brewing Co nasceu como “3Cariocas”. O primeiro nome da marca fazia referência aos três amigos que a criaram. Na época, em 2012, João Gabriel e Eduardo Diehl criaram um blog e um Instagram para falar de cervejas. Com um resultado muito positivo, ele chegou a ter cerca de 12 mil seguidores. Com o Instagram ainda no início, isso era um número altíssimo, e os amigos viram uma oportunidade.

O trio começou a fazer cerveja em casa, e assim ficaram por 2 anos, produzindo e estruturando o projeto, até que em 2014 conseguiram tirar o CNPJ da cervejaria.

Apenas 15 dias depois, foram convidados a participar do Mondial de La Biere, uma competição de cervejas. A cervejaria, na época chamada de “3Cariocas”, saiu do evento com medalha de platina, ou seja, com o título de melhor cerveja da competição.

WhatsApp Image 2021 05 16 at 17.45.20 Carioca Brewing Co: uma cervejaria artesanal que retrata a Cidade Maravilhosa
Foto: Divulgação

A cerveja ganhadora foi a Ipanema. Trata-se de uma IPA (daí vem o trocadilho no nome). A inspiração eram as IPAs americanas, mas eles não queriam assustar quem não estava acostumado, então criaram uma “Session IPA”, a premiada Cerveja Ipanema, que ainda é uma das mais vendidas até os dias de hoje. A partir daí, foram criando novas cervejas.

A reestruturação

A transição de “3Cariocas” para “Carioca Brewing Co” aconteceu na pandemia. A iniciativa de mudar o nome e toda a identidade visual veio com o objetivo de tornar a marca ainda mais carioca e “despersonalizá-la”. Isso, segundo João Filipe Rocha, tornou a marca mais democrática e ajuda em sua expansão, pois é mais fácil na hora de levar a cerveja para o mercado internacional, por exemplo.

WhatsApp Image 2021 05 16 at 17.47.38 Carioca Brewing Co: uma cervejaria artesanal que retrata a Cidade Maravilhosa
Foto: Guilherme Leporace

Com a decisão tomada entre maio e junho de 2020, a nova identidade foi criada, os 3 rostinhos que existiam na logo deram lugar a um visual ainda mais carioca, representando melhor essa nova fase da cervejaria e deixando ainda mais clara a essência da marca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carioca Brewing Co: uma cervejaria artesanal que retrata a Cidade Maravilhosa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui