Carioca garante vaga na decisão brasileira do Mundial de Aviãozinho de Papel

Estudante de Direito é o único representante do Estado na final nacional, no próximo dia 18 de abril, no Museu do Amanhã

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

Oito “pilotos” já ligam as turbinas da criatividade para alçar voo na decisão brasileira do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel, o Red Bull Paper Wings. Após 20 qualificatórias nas cinco regiões do País, os quatro melhores classificados nas categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’ estão prontos para a final nacional, que será disputada no próximo dia 18 de abril, no Museu do Amanhã (RJ). De modo especial, o Rio de Janeiro terá um representante.  

Dos oito finalistas, um deles competiu na capital fluminense. Classificado na categoria ‘Maior Distância’, Lucas Barbieri (25 anos), estudante de Direito, no Centro Universitário Anhanguera, lançou o aviãozinho a 33.60m e ficou com a quarta e última vaga.

Eu aprendi na infância e fazia sempre na sala de aula. Depois que eu me classifiquei à final nacional, passei a treinar na rua de casa. E já consegui até superar a minha marca na competição. Chegarei bem confiante para disputar o evento e representar o meu Estado”, afirma o jovem, que disputará o título diante de dois universitários de Recife e um de Londrina.

unnamed 10 Carioca garante vaga na decisão brasileira do Mundial de Aviãozinho de Papel
Lucas garante uma das vagas na final brasileira do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel (Crédito: Divulgação)

Agora, os estudantes precisam mostrar todas as suas habilidades com dobraduras, ciência e criatividade de olho no título brasileiro. Os campeões de cada categoria carimbam passaporte à decisão mundial do evento, em maio, na Áustria, diante de outras 61 nações. Já o(a) vencedor(a) da modalidade ‘Acrobacia’, cuja disputa é 100% online via TikTok’, será conhecido no dia 22 de abril. Confira, abaixo, a lista dos finalistas:

Advertisement

Maior Distância:

(1) Richard Amorim (PE) – Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco – 37.10m  

(2) Isaac Queiroz (PR) – Medicina Veterinária, na UniFil – 36.60m

(3) Erlon Cardoso (PE) – Administração, na Universidade Federal de Pernambuco – 34.17m  

(4) Lucas Barbieri (RJ) – Direito, no Centro Universitário Anhanguera – 33.60m

Maior Tempo de Voo:

(1) José Silva (GO) – Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Goiás – 9.62s

(2) Nayder Teixeira (MG) – Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal de Ouro Preto – 8.28s

(3) Matheus Amarante (PR) – Administração, na Universidade Positivo – 7.73s

(4) Pedro Cruz (PR) – Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Paraná – 6.50s

Conheça as categorias

Aviõezinhos com área maior e asas mais largas ou os mais compactos e finos. Cada modalidade do Red Bull Paper Wings requer atributos específicos com dobraduras visando ao ajuste ideal da aerodinâmica da aeronave movida à criatividade e energia individual. Em 2022, serão três categorias especiais: 

Maior distância: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel percorrer o maior trajeto, ou seja, a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada.

Maior tempo de voo: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel permanecer por mais tempo no ar.

Acrobacia: O participante grava um vídeo mostrando suas habilidades lançando um avião de papel com muita criatividade e originalidade. Os vídeos são submetidos a um painel de jurados brasileiros, que vão considerar engajamento, performance do voo e criatividade para definir quem ficará com o título.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carioca garante vaga na decisão brasileira do Mundial de Aviãozinho de Papel
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui