Cariocas estão menos otimistas com o governo Paes

Dados do Instituto Rio21 mostram uma queda acentuada no otimismo do carioca com a gestão do prefeito Eduardo Paes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes, prefeito do Rio - Foto: Reprodução/Internet

De acordo com a 3ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21, em parceira com o Diário do Rio, em março de 2022, apenas 27,9% dos cariocas afirmaram estar otimistas ou muito otimistas com a gestão do Prefeito Eduardo Paes. No monitoramento anterior, realizado em novembro de 2021, esse valor era 19,6 pontos percentuais maior: quase 50% dos respondentes se sentiam dessa maneira.

image 21 Cariocas estão menos otimistas com o governo Paes

De forma semelhante, a felicidade por ser carioca também diminuiu entre novembro/21 e março/22. Enquanto em novembro 40,0% dos entrevistados declararam ser felizes ou muito felizes por viverem no município do Rio de Janeiro, esse percentual caiu  para 28,0% na última pesquisa.

image 22 Cariocas estão menos otimistas com o governo Paes

Quanto a expectativa para os próximos seis meses de gestão municipal, os resultados também não são muito positivos. Nos últimos 4 meses, houve uma queda de 19,1 pontos percentuais na parcela de cariocas que esperam que os próximos seis meses sejam ótimos ou bons. Em março/22, apenas 39,4% dos respondentes afirmaram que possuem expectativas positivas para o semestre seguinte.

image 23 Cariocas estão menos otimistas com o governo Paes

A queda nos níveis percentuais de aprovação da prefeitura é perceptível. Nessas situações, pesquisas de opinião como esta edição da Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro se mostram ainda mais importantes: afinal, é a partir delas que os atores políticos municipais são capazes de verificar como o trabalho da Prefeitura está sendo avaliado e podem, assim, reorientar suas políticas de modo a atender os anseios da população carioca.

Advertisement

Carolina Carvalho (Pesquisadora) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cariocas estão menos otimistas com o governo Paes
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui