Foto: Gustavo Fring - Pexels

Chegou o momento esperado pelos “sommeliers de vacina”, como foram popularmente apelidadas as pessoas que queriam escolher os imunizantes. Neste sábado (25/09), o Rio realiza repescagem da vacinação contra Covid-19 para todas as pessoas acima de 12 anos, mas dessa vez com uma situação atípica: os cariocas adultos poderão escolher o imunizante que será aplicado. Estarão disponíveis para quem ainda não se vacinou as vacinas da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, explicou que o motivo da situação excepcional no calendário é a farta de quantidade de doses disponíveis. Ele mandou o recado ainda para quem queria escolher os imunizantes, dizendo que, para quem estava esperando uma vacina específica, esse é o momento, porque nos outros dias não vai ser possível escolher.

É importante lembrar que os adolescentes receberão o imunizante da Pfizer, o único autorizado para esta faixa etária.

Até a última quinta-feira (23), 5.457.460 pessoas haviam tomado a D1 de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, e outras 139.758 receberam o imunizante da Janssen, que tem o esquema vacinal de dose única (DU). Esse total representa 96,8% da população carioca elegível para a vacinação (a partir de 12 anos) com a imunização iniciada ou concluída. Entre as pessoas que seguem o esquema vacinal de duas doses, 3.382.976 já receberam a D2, o equivalente a 60,9% da população elegível com a imunização completa. As doses de reforço (DR) em idosos já somam 52.360 aplicações.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui