Carlo Caiado cria Colégio de Líderes na Câmara de Vereadores

Colégio de Líderes será composto pelos líderes de partidos não integrantes de blocos, líderes de blocos parlamentares e pelo líder de governo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Presidência da Câmara do Rio decidiu instituir o Colégio de Líderes, no âmbito do Legislativo Municipal, que será composto pelos líderes de partidos não integrantes de blocos parlamentares, pelos líderes de blocos parlamentares e pelo líder de governo. O colégio será presidido pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (DEM).

O Colégio de Líderes se reunirá por iniciativa do presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e suas decisões serão tomadas por consenso entre seus integrantes presentes à reunião. As reuniões somente serão realizadas se contarem com a presença mínima ponderada de líderes, cujas bancadas representem a maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, desconsiderando-se, neste caso, o líder de governo. No caso de falta, ausência ou impedimento, o líder será substituído pelo respectivo vice-líder, na ordem decrescente de posicionamento na liderança.

Entre os motivos para a criação do Colégio de Líderes, a Presidência da Câmara do Rio considerou diversos pontos, como: a atividade exercida por um vereador na função de líder partidário é parte essencial do processo legislativo; no Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto, além de falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças bem como no encaminhamento das votações; além de nortear a discussão e a votação das proposições legislativas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.

Criador do Colégio de Líderes, Carlo Caiado disse: “O colégio de líderes vai ser importante para dar voz a todos os partidos numa discussão prévia de projetos importantes que serão votados pelo Plenário da Casa, proporcionando uma otimização do debate e da pauta diária de proposições. É um instrumento democrático presente em outras Casas Legislativas e que agora também fará parte do cotidiano da Câmara de Vereadores”.

Advertisement

De acordo com o vereador Pedro Duarte (NOVO): “O presidente Carlo Caiado já tinha sinalizado sobre a formação do colégio de líderes, e o parabenizo por levar isso adiante. É um espaço importante para que todos os partidos, todos os líderes, possam opinar sobre a pauta legislativa. Assim o Plenário fica mais organizado, objetivo e democrático”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carlo Caiado cria Colégio de Líderes na Câmara de Vereadores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui