Carlos Alberto Chaves | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Morreu nesta sexta-feira (20/08), o ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Carlos Alberto Chaves, vítima de Covid-19. Ele estava internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins de Vasconcellos, Zona Norte.

Segundo as informações do portal de notícias “G1”, ele havia informado em um grupo de jornalistas, no dia 12 de julho, que havia testado positivo. Na época, afirmou que estava em isolamento e que os primeiros sintomas tinham sido cansaço e broncoespasmo, mas sem febre ou outras complicações.

O governador Cláudio Castro decretou luto de 3 dias e divulgou a seguinte nota de pesar:

“Incansável na luta por salvar vidas no meio desta pandemia. Assim foi a passagem do médico Carlos Alberto Chaves à frente da Secretaria de Saúde. Por isso, hoje é um dia extremamente triste, não só para familiares e amigos, mas para toda a população do estado do Rio de Janeiro, que se despede de um dos homens que mais lutou pela chegada e distribuição da vacina.

Inteligente, direto e extremamente humano em suas relações, Dr. Chaves foi um dos principais responsáveis pela elaboração da exitosa logística de entrega dos imunizantes aos 92 municípios. Exercendo o papel de líder e com a grande sensibilidade que tinha, por muitas vezes conduziu pessoalmente as aeronaves para agilizar a entrega das vacinas ao interior.

Todo meu respeito e eterna gratidão pelo bem que fez por nossa população. Em sinal de profundo pesar, decreto luto oficial de três dias. Que Deus possa confortar familiares e amigos”.

Chaves foi o quarto gestor da pasta desde o início da pandemia, ficando à frente da Saúde estadual entre setembro de 2020 e maio deste ano. Ele foi nomeado por Cláudio Castro, quando este ainda era governador em exercício. Após oito meses como chefe da pasta, ele foi sucedido por Alexandre Chieppe, o atual secretário.

Após deixar o posto de secretário, Chaves passou a coordenar a captação de órgãos para transplantes no estado, função que ocupou até testar positivo para a doença.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui