Carlos Bolsonaro apresenta decreto para suspender ‘passaporte da vacina’; Paes rebate: ‘minoria negacionista mimizenta’

No decreto, vereador comparou quem não tiver como comprovar a vacinação aos alvos dos nazistas na 2ª Guerra Mundial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil e Sérgio Lima/Poder 360

Após o vereador Carlos Bolsonaro apresentar um decreto legislativo à Câmara do Rio para suspender os efeitos da medida publicada pelo prefeito Eduardo Paes, que cria o “passaporte da vacina”, tornando obrigatória a comprovação da vacinação contra Covid-19 para ter acesso a locais na cidade, o prefeito respondeu nas redes sociais:

Até agora, 97% da população do Rio já tomou a 1ª dose. Impressionante como a turma da Terra plana acha que uma minoria negacionista mimizenta tem o direito de por em risco aqueles que optaram por se proteger. Nosso dever é zelar pela saúde e segurança da população. Vacina sim!“, disse.

Segundo Carlos, o “passaporte da vacina”, como ficou conhecida a proposta de Paes, precisa ter seus efeitos sustados por “exorbitância do poder de legislar”.

Em sua justificativa, o vereador comparou quem não tiver como comprovar a vacinação aos alvos dos nazistas na 2ª Guerra Mundial: “Os não detentores do passaporte vacinal se tornam, assim, com essa imposição-vexame, sem que seus perseguidores admitam claramente, os novos judeus alemães, poloneses e eslavos do século XXI“.

Advertisement

O vereador também considerou que a norma não possui “base lógica”, “substância legítima que lhe sustente” e foi editada “de forma arbitrária, tirânica”.

Confira locais no Rio que precisam de comprovante de vacinação contra Covid-19 para acessá-los

  • Academias de ginástica e centros de condicionamento físico similares, piscinas e clubes sociais;
  • Estádios de futebol, ginásios poliesportivos e vilas olímpicas;
  • Cinemas, teatros, salas de espetáculos, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
  • Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
  • Pontos turísticos em geral, museus, galerias e exposições de arte, aquários, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
    • Conferências, convenções e feiras comerciais.

Vale ressaltar que, segundo o decreto, cada estabelecimento deverá realizar o seu próprio controle de entrada, precavendo, claro, possíveis focos de aglomeração. Já bares, restaurantes, shoppings e lojas de rua em geral não foram incluídos no decreto, isto é, continuam liberadas para acesso livre por parte da população – respeitando as regras de distanciamento.

Além de locais de utilização coletiva, a Prefeitura do Rio determinou que a comprovação da vacinação contra a Covid-19 será obrigatória também nos seguintes casos:

  • Realização de cirurgias eletivas, isto é que, não são emergenciais;
  • Recebimento do Cartão Família Carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carlos Bolsonaro apresenta decreto para suspender 'passaporte da vacina'; Paes rebate: 'minoria negacionista mimizenta'
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Coisa de quem ñ usa o mandato, prá fazer o que deve.
    Sai em defesa das ideias do pai aloprados e negacionista.
    Desejo q essa familicia ao entrar em um centro cirúrgico, quando precisar, que obrigue a todos os profissionais ñ usarem máscaras, bactérias ñ existem para negacionista.
    AQUI Ó……

  2. -Impressionante os tempos de hoje, estão prendendo jornalistas, manifestantes, presidentes de partido e políticos, acho que era assim em 64, cadê aqueles que diziam de boca cheia : “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. Onde estão? Cadê os jornalistas que não defendem os seus pares????? Agora inventaram esse passaporte sanitário, nem Putin defende esse tipo de ignomía, daqui a pouco vão tatuar no braço quem é de direita, nunca antes se viu tantos desmandos e autoritarismo, tudo sendo feito sem reação dos bons. Mas 7 de Setembro vem aí pra mostrar o que o povo acha, porque esses ditadores togados não querem nada com o povo, fingem defender a democracia, mas só querem mesmo é salvar os seus anéis de ouro,

    • Coisa de quem ñ usa o mandato, prá fazer o que deve.
      Sai em defesa das ideias do pai aloprados e negacionista.
      Desejo q essa familicia ao entrar em um centro cirúrgico, quando precisar, que obrigue a todos os profissionais ñ usarem máscaras, bactérias ñ existem para negacionista.
      AQUI Ó……

    • Vou estar longe dessa palhaçada, vai lá com seu estilingue otário.
      Todos os membros da familicia estão se lixando prá vc.
      Vai brigar pela manutenção das rachadinhad e rachadinhad.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui