Carnaval carioca não está ameaçado, diz especialista da ESPM

Para João Figueiredo, professor de Economia Criativa, apenas a disseminação da nova variante do coronavírus poderia ter impacto sobre a agenda do evento, que deve injetar 2,2 bilhões de reais na economia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

Com a quarta onda da Covid-19 que afeta a Europa e a variante da doença identificada na África do Sul, a Omicron, mesmo com a vacinação com ótimos números no Rio de Janeiro e os casos de mortes e internações em queda, o debate sobre se o Carnaval deve acontecer ou não em 2022 foi iniciado. Para João Figueiredo, professor do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM, a maior ameaça à realização de grandes carnavais (como o do Rio de Janeiro e de São Paulo) é a disseminação da variante do coronavírus descoberta na África, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “variante de preocupação” por suas várias mutações.

“Ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão. Mas acredito que o Carnaval só seria cancelado em caso de extrema necessidade. A maior probabilidade é que tenhamos um evento mais nacional, sem a presença de tantos turistas estrangeiros”, diz Figueiredo.

Advertisement

O Carnaval é um acontecimento de enorme relevância econômica para a cidade do Rio de Janeiro. A expectativa do governo do estado é que o evento de 2022 movimente mais de 2 bilhões de reais.  “Um eventual cancelamento seria a repetição do prejuízo que tivemos em 2021, com perdas para diversos setores, como os de hotelaria, gastronomia e cultural”, afirma o especialistas. 

Uma pesquisa sobre os impactos da covid-19 na economia criativa do Brasil, realizada pelo think tank cRio ESPM com o Observatório da Economia Criativa da Bahia OBEC-BA, apontou que um pouco mais da metade das empresas ligadas à economia criativa (50,2%) teve que demitir e 65,8% tiveram que fazer algum tipo de redução em contratos, durante os meses do isolamento social.

O especialista pondera que, apesar da importância para a economia, a questão sanitária deve sempre prevalecer num cenário de pandemia. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval carioca não está ameaçado, diz especialista da ESPM
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui