Entre os dias 22 e 28 de setembro, o carnaval do Rio de Janeiro será o tema de uma série de eventos culturais em duas cidades da Colômbia, San Juan del Pasto e Mocoa. A iniciativa, promovida pelo Instituto MentoresHub – Associação da Economia Criativa do Brasil, contará com seminários, oficinas e rodadas de negócios, buscando internacionalizar a produção artística fluminense. O evento faz parte do edital Ano Rio-Colômbia e recebe o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj).
“Se em 2023, a cultura fluminense tomou conta das ruas e instituições de Madri, com uma expedição que levou 110 artistas e garantiu 30 ativações em um mês, desta vez, a missão internacional está sendo ainda maior” destacou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. “Começamos as ativações em solo colombiano no mês de agosto, com o objetivo de promover um grande encontro destinado à troca de experiências, por meio de um diálogo que transcende fronteiras e abre portas para artistas e instituições.”
A parceria entre o MentoresHub e a Sececrj busca fomentar o intercâmbio cultural entre artistas brasileiros e colombianos. Em colaboração com o tradicional festival colombiano El Carnaval de Negros y Blancos, profissionais do carnaval fluminense participarão de palestras e oficinas sobre temas como história do samba enredo, criação de carros alegóricos e fantasias. Além disso, três profissionais de Mocoa e três de San Juan del Pasto foram selecionados para uma imersão nas escolas de samba do Rio de Janeiro em 2025.
“A Colômbia é um grande mercado, e os festivais são uma porta de entrada fantástica para os artistas. Vamos expandir oportunidades, divulgando nossas produções e criando pontes para o futuro” afirmou Marcelo Caldas, produtor executivo do Instituto MentoresHub.
Valorização cultural e internacionalização
El Carnaval de Negros y Blancos, celebrado em janeiro na cidade de San Juan del Pasto, foi declarado Patrimônio Cultural da Nação em 2022. A festividade representa a riqueza cultural do povo latino e atrai turistas de toda a Colômbia e do exterior. A colaboração com o carnaval fluminense busca enriquecer a troca de saberes e promover o reconhecimento internacional das duas tradições.
“Nossas primeiras ações serão em San Juan del Pasto, levando potentes profissionais da indústria criativa. A partir do dia 26, iremos para Mocoa, levando nossa energia, conhecimento e alegria”, ressaltou Marcelo Caldas.
Artistas brasileiros presentes
O evento contará com a participação de grandes nomes do carnaval carioca, entre eles:
- Renato Figueiredo: carnavalesco e diretor artístico com experiência em escolas como Beija-Flor e Portela. Vencedor de quatro títulos de campeão do carnaval.
- Fábio Fabato: jornalista e pesquisador de cultura popular, atuou como enredista e é conhecido por seu trabalho na homenagem a Elza Soares na Mocidade Independente (2020).
- Leonardo Bessa: compositor e produtor cultural, já produziu diversos CDs de samba-enredo e atua como supervisor de áudio da Sapucaí.
- Egili Oliveira: atriz e professora de afro-samba, destaque performático da Unidos da Viradouro, atual campeã do Grupo Especial do carnaval carioca.
- Valdo Lima: com passagens por diversas escolas de samba, exerce funções como carnavalesco, enredista e diretor de carnaval.
Programação
San Juan del Pasto (22 a 25 de setembro)
- 22/09
- 11h – Mesa de apresentação
- 14h – Oficina com Renato Figueiredo: carros e elementos alegóricos do carnaval
- 23/09
- 10h – Palestra com Fábio Fabato: indústria multicultural e seus impactos
- 14h – Palestra com Leonardo Bessa: da composição ao samba-enredo
- 24/09
- 10h – Palestra com Egili Oliveira: coreografias de sucesso
- 14h – Oficina com Valdo Lima: fantasias e chapelaria do carnaval
- 25/09
- 10h – Oficina com Leonardo Bessa: construindo um samba-enredo
- 14h – Oficina com Egili Oliveira: coreografia para comissão de frente
Mocoa (26 a 28 de setembro)
- 26/09
- 8h – Oficina com Egili Oliveira: dança afro e treinamento de passistas
- 10h30 – Oficina com Renato Figueiredo: planejamento e concepção do carnaval
- 27/09
- 8h – Palestra com Leonardo Bessa: da composição ao samba-enredo
- 10h30 – Oficina com Renato Figueiredo: produção do carnaval na prática
- 28/09
- 8h – Oficina com Valdo Lima: fantasia e chapelaria do carnaval