Carnaval do Rio terá canal de atendimento 24h para vítimas de crimes de intolerância

A OAB-RJ, por meio da Diretoria de Defesa da Diversidade, lança a campanha "OAB-RJ pela Diversidade no Carnaval", oferecendo atendimento 24h via WhatsApp para vítimas de crimes de intolerância, em parceria com Decradi, Rio Sem LGBTIfobia e Secretaria da Mulher.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A OAB-RJ lançou a campanha “OAB-RJ pela Diversidade no Carnaval”, com o objetivo de prestar orientação jurídica e suporte a vítimas de crimes de intolerância durante os dias de folia. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Defesa da Diversidade, funcionará via WhatsApp, 24 horas por dia, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março.

Com o apoio do programa Rio Sem LGBTIfobia, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e da Secretaria de Estado da Mulher, a campanha busca garantir um Carnaval seguro para todos. Os serviços são voltados para casos de LGBTfobia, intolerância religiosa, racismo e violência de gênero.

Os contatos disponibilizados para atendimento são:
(21) 98172-3928 / (21) 99504-0044 / (21) 96482-2450 / (21) 98154-0379 / (21) 97617-7273

“É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre onde buscar atendimento adequado. A Comissão da Diversidade da OAB-RJ vai prestar esse serviço durante o Carnaval, fornecendo informação, esclarecimento e orientação. Esperamos ter uma festa de tolerância no Rio, mas, caso haja a prática de ilícitos, a Ordem estará à disposição para apoiar”, destacou Ana Tereza Basilio, presidente da OAB-RJ.

Para Nélio Georgini, diretor de Defesa da Diversidade da OAB-RJ, a campanha reforça o compromisso da instituição com a inclusão. “A OAB é uma instituição cidadã, de toda a sociedade. Pessoas cisgêneras, transgêneras, negros, mulheres. Todos unidos fortalecem ainda mais a OAB. Essa campanha traz a possibilidade de conexão entre foliões e advogados, que vão atuar de forma acolhedora”, afirmou.

Apoio de entidades e autoridades

A campanha conta com a parceria da Decradi, delegacia especializada em crimes de intolerância, e do programa Rio Sem LGBTIfobia, que oferece atendimento jurídico e psicológico a vítimas de discriminação.

“Nossa população LGBTI+ ama o Carnaval e, para garantir que o clima seja de êxtase e diversão, ações que promovam a diversidade são fundamentais. A parceria do programa Rio Sem LGBTIfobia com a OAB-RJ tem essa finalidade: combater a discriminação e apoiar as vítimas”, afirmou Ernane Alexandre, superintendente de Políticas Públicas LGBTI+.

A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, também destacou a importância da iniciativa. “Garantir um Carnaval seguro e respeitoso para todas as pessoas é uma prioridade. A campanha da OAB-RJ reforça a importância de dar voz e acolhimento às vítimas de crimes de intolerância”, disse.

A delegada Rita Salim, titular da Decradi, reiterou o compromisso da Polícia Civil no combate a crimes de preconceito. “Nossa missão é atuar contra delitos de preconceito e intolerância, garantindo defesa e acolhimento às vítimas”, afirmou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval do Rio terá canal de atendimento 24h para vítimas de crimes de intolerância

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui