A notícia do momento no Rio de Janeiro é a aprovação pela ALERJ de um carnaval fora de época no Rio de Janeiro, que ocorreria no mês de julho.

A idéia é que durante um fim de semana completo (sexta, sábado e domingo) no mês de julho as Escolas de Samba do Grupo Especial e Grupo de Acesso A, desfilassem. A idéia é até boa, mas…

Mas será que usar as mega escolas é a escolha certa? Elas são profissionais, logo, são caras. A logística envolvida em um único desfile é absurda, seja a confecção da fantasia, a escolha do enredo, a composição de um samba-enredo… Imagine como é a construção daqueles carros alegóricos? E o treino de dançarinos? Não acredito que daria para fazer um grande carnaval como quer os legisladores.

Por outro lado, se aumenta o turismo, e chama turistas para um mês fraco, é louvável a atitude. Só que, por que não pensa em usar os blocos de rua, incluindo os tradicionais como o Bola Preta, para desfilar no lugar das grande escolas?

A Prefeitura do Rio, ano passado, nos 4 domingos que antecederam o Pan do Rio, criou os chamados Blocos do Pan. Eu fui em todos, e foi um extremo sucesso, foi Bola Preta, Simpatia é Quase Amor e Empolga as 9. Acredito que seria uma melhor idéia usar estes blocos e quem sabe uma grande bateria de várias escolas juntas?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui