Carnaval: Escolas de Samba do Rio devem cancelar desfiles de fevereiro de 2021

Falta de garantias sanitárias em função da pandemia do Coronavírus é um dos principais motivos para o cancelamento; folia pode acontecer em abril ou até no meio do ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Desfila da Viradouro - Escola campeã do Carnaval 2020/ Foto: Reprodução

Com o cenário de dúvidas e incertezas provocados pela pandemia do Coronavírus, as Escolas de Samba do Rio, em decisão inédita, devem anunciar, até o final do mês de setembro, o cancelamento dos desfiles de fevereiro de 2021 na Marquês de Sapucaí.

Os principais motivos para a não realização do espetáculo, seriam a falta de garantias sanitárias imposta pela crise do Covid-19, cujas medidas de segurança envolvem evitar aglomerações, impede a venda de ingressos, principal fonte de receita da festa. Além disso, as agremiações alegam que não haverá tempo hábil, até o carnaval, para comprar os materiais necessários para confeccionar alegorias e fantasias.

Caso o cancelamento dos desfiles seja confirmado, será a primeira vez que a festa das Escolas de Samba não será realizada no início do ano, a tradição começou em 1932.

A questão de um eventual adiamento do Carnaval em 2021 já vem sendo discutida desde julho, quando a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) realizou reuniões para debater os rumos da folia. Na época, alguns grupos já se mostraram favoráveis a adiar a festa, entre eles Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Beija-Flor e São Clemente.

Advertisement

Alguns dos principais blocos de rua da cidade do Rio também se manifestaram, afirmando que só irão desfilar quando existir uma vacina para o Coronavírus.

O intuito era transferir o Carnaval para data em que estão outros feriados inclusos, como a semana santa em abril ou o Corpus Christi em junho. Mas a proposta só se concretizaria com uma vacina para a Covid-19. A data da comemoração está marcada para a semana do dia 14 de fevereiro em 2021.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval: Escolas de Samba do Rio devem cancelar desfiles de fevereiro de 2021
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui