Para reforçar a segurança durante o Carnaval e ampliar o monitoramento das áreas de maior concentração de foliões, o Governo do Estado está instalando 30 torres de segurança em pontos estratégicos da capital. As estruturas estarão operando entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março, conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), garantindo uma vigilância mais eficiente ao longo da folia.
As torres serão distribuídas em três locais de grande movimentação: dez no entorno do Sambódromo, dez na Rua Primeiro de Março, no Centro, e dez na Avenida Intendente Magalhães, tradicional ponto de desfiles das escolas de samba da Série Prata.
Tecnologia de ponta para segurança dos foliões
Cada torre contará com um conjunto avançado de câmeras para captar imagens em alta definição e permitir uma resposta mais rápida a qualquer incidente. Entre os equipamentos estão quatro câmeras tipo Bullet, uma câmera PTZ (Pan-Tilt-Zoom) e um dispositivo de contagem de pessoas. O sistema PTZ permite o monitoramento dinâmico da área, com movimentos em diferentes direções e zoom para capturar detalhes precisos.
Além disso, algumas torres estarão equipadas com sistema de reconhecimento facial, possibilitando a identificação de suspeitos e pessoas com mandado de prisão em aberto.