O calor no Rio de Janeiro não está dando trégua e durante o Carnaval alguns cuidados são importantes para garantir o bem-estar e a saúde dos foliões. Fatores, como aglomerações e vestimenta também afetam os riscos. Confira alguns cuidados que podem ajudar:
Protetor solar é fundamental
Por mais óbvio que pareça, é sempre importante lembrar que é preciso passar protetor solar, já que a insolação é um dos problemas mais recorrentes associado à exposição ao calor extremo.
Hidratação
Beber água já importante diariamente, mas durante o dia de folia é primordial. Nesses casos, o recomendado é dobrar a quantidade de água ingerida regularmente. Vale ressaltar que bebidas alcoólicas não hidratam e pior, causam o efeito oposto. Se houver a ingestão de álcool, é preciso estar ainda mais atento ao consumo de água.
Escolha a fantasia com cuidado
Roupas muito pesadas, abafadas e até na coloração errada, podem aumentar a sensação de abafamento e agravar sintomas de uma exaustão térmica. Tons de preto, vermelho, amarelo e laranja, por exemplo, tendem a reter mais a quentura e podem piorar o hiperaquecimento do corpo.
Também é válido destacar o uso de bonés ou chapéus, para ajudar a se proteger do sol.
Se alimente (e comer carboidratos ajuda)
É muito importante se alimentar antes de ir para a folia, mas é recomendado que sejam comidas leves e de fácil digestão. Por isso, muitos profissionais indicam uma alimentação rica em carboidrato e açúcar antes e durante a folia para evitar hipoglicemia ou outras complicações.
Entretanto, se houver alguma doença subjacente, como diabetes, ou restrição alimentar, isso não é válido. Por isso, é importante ter orientações médicas.
Procure rotas de fuga
Ao chegar no local da folia, sempre analise o espaço e identifique se existem vias fáceis para sair com tranquilidade, caso seja necessário. Também é importante verificar onde está a ambulância ou posto médico móvel mais próximo e estar acompanhado de alguém.
O que fazer caso se sinta mal
Alguns sintomas que podem indicar desidratação ou exaustão térmica: sensação de desmaio, dor de cabeça, fraqueza, moleza, visão turva, palpitação, palidez, tremores sem motivos aparentes, náuseas, vômito e frequência cardíaca aumentada. Se esses sintomas aparecerem não se automedique nem desconsidere. A recomendação é sair imediatamente da multidão, de preferência acompanhado de alguém de confiança, e procurar um local arejado, até conseguir atendimento médico.