Carnaval: Prefeitura diz que vai monitorar blocos, mas que ‘as pessoas não estão proibidas de ir para a rua’

Integrantes da equipe que concedeu a coletiva disseram que os grupos que saíram às ruas em fevereiro não trouxeram grandes transtornos para a cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa do Bloco Me Enterra na Quarta - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (14/04), aconteceu uma entrevista coletiva de membros da Prefeitura do Rio sobre o planejamento de carnaval, que será realizado no feriado de Tiradentes (21/04), adiado devido à pandemia.

Nela, o secretário municipal de Ordem Pública do Rio, Brenno Carnavale, também falou sobre os blocos de rua. Segundo ele, a cidade está sendo monitorada pela ordem pública e pela Guarda Municipal, mas “as pessoas não estão proibidas de sair nas ruas”. Reforçou ainda que a vacina permitiu a realização dos desfiles.

Integrantes da equipe que concedeu a coletiva disseram que os grupos que saíram às ruas em fevereiro não trouxeram grandes transtornos para a cidade.

“Os blocos tradicionais já se comprometeram a não desfilar. Entenderam o pouco tempo que tínhamos para organizar os desfiles nas ruas e a ente vai monitorar como a gente fez, tanto no carnaval, em que as punições eram mais necessárias, quanto em fevereiro, que a gente foi capaz de monitorar e fazer com que a cidade se comportasse bem”, disse Carnevale.

Advertisement

Carros alegóricos e trânsito

Segundo Alexandre Cardeman, chefe do Centro de Operações, a operação com o deslocamento de carros alegóricos começa 23h de segunda-feira (18/04). Por isso, podem haver impactos no trânsito da região da Rodoviária e Avenida Brasil. Linhas de ônibus que iriam das Zonas Norte e Oeste para o Centro farão o desvio pelo Rio Comprido e linhas provenientes da Zona Sul vão circular pelas vias laterais da Avenida Presidente Vargas.

Pela primeira vez o sistema de monitoramento do Sambódromo operado pela Liesa estará ligado ao da prefeitura, no Centro de Operações. Assim, imagens internas do Sambódromo poderão também ser acessadas pela prefeitura.

Mais de 3.070 agentes da Guarda Municipais participarão do esquema do carnaval no Sambódromo e Terreirão do samba, no Centro.

Música no Terreirão

O Terreirão do Samba também está de volta. Serão cinco dias de música para os cariocas, sempre a partir das 19h. A entrada tem preço popular: R$ 20, com meia entrada a R$ 10.  Na quarta (20/04), se apresentam artistas como Gabrielzinho de Irajá, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, Teresa Cristina, Belo, Alcione e Toninho Geraes. Na quinta (21/04), será a vez de Marquinhos Diniz, Dorina e Fundo de Quintal, entre outros. Na sexta (22/04), a programação traz Tia Surica, Diogo Nogueira e Pique Novo. No sábado (23/04), Jorge Aragão, o grupo Vou pro Sereno e a Velha Guarda do Império Serrano estão entre os destaques.

No sábado (30/04), enquanto as campeãs desfilam na Sapucaí, haverá o último dia de música no Terreirão, com a presença de artistas como Mauro Diniz, Paulinho da Viola, Lecy Brandão e Péricles. A programação completa está disponível no site da Prefeitura do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval: Prefeitura diz que vai monitorar blocos, mas que 'as pessoas não estão proibidas de ir para a rua'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui