Seja qual for a cidade brasileira, RJ, SP, Recife ou Salvador, o carnaval de rua começa logo depois do café da manhã para os foliões mais animados. Porém, o consumo de bebidas alcóolicas junto à exposição ao sol intenso, suor e à poluição exige reduções de danos para evitar maiores problemas na pele do rosto e do corpo. Por isso, dermatologistas indicam alguns cuidados fundamentais e ativos estratégicos para proteção e recuperação da barreira cutânea.
A fotoproteção contra os raios ultravioleta é o pilar principal. “O filtro solar deve ter FPS mínimo de 50, amplo espectro (UVB, UVA, luz visível e infravermelho), ser resistente à água e suor, e reaplicado a cada 2 horas. Fórmulas com antioxidantes (como vitamina C, E, niacinamida ou resveratrol) ajudam a neutralizar o estresse oxidativo exacerbado pelo sol e pela poluição”, explica a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro. Segundo a médica, protetores solares em stick garantem uma reaplicação prática, especialmente em áreas mais sensíveis como nariz e maçãs do rosto, combinado com um bálsamo labial com FPS. Além dele, barreiras físicas como bonés e óculos de sol são itens obrigatórios para quem vai curtir o feriado na rua.
Outro ponto de alerta é a hidratação. “Tanto o álcool quanto a exposição ao sol desidratam a pele e aceleram processos de envelhecimento. Para recuperar o viço e a hidratação, é importante beber bastante água e usar produtos com ativos hidratantes, calmantes e antioxidantes”, reforça o dermatologista Thales Bretas. O especialista recomenda ativos que hidratem e reponham minerais essenciais perdidos pelo suor, como o Bioativo da Água do Coco Verde e a Pró-Vitamina B5.
“Nesse calor intenso, os produtos em spray são perfeitos porque, além de cuidarem da pele, são super refrescantes (e cheirosos) Para o rosto, o Mist Revitalizante é um dos meus preferidos, e para o corpo, a Bruma Hidratante, ambos da Riô SkinLab. Eles têm ação antioxidante, hidratam, reforçam a barreira de proteção natural da pele e ainda refrescam na hora de passar”, indica. Além disso, a limpeza da pele pós uso de maquiagem e purpurina é indispensável para prevenir dermatites ou acne.
Segundo o dermatologista Victor Bechara, algumas dicas são indispensáveis para quem quiser dar um up na beleza durante o carnaval, inclusive porque alguns enfeites e maquiagem podem gerar alergia pela sua composição ou pela cola utilizada. “Use água micelar para limpar a pele antes e após os blocos; hidratantes em sérum mais leves com ativos para restaurar a barreira cutânea; filtro solar em bastão para maior cobertura da pele e a reaplicação pode ser feita com filtro solar em spray pela sua facilidade de aplicação; maquiagens dermatologicamente testadas e hipoalergênicas que não agridem a pele. Ideal sempre fazer a limpeza da pele quando chegar da folia e aplicar um bom hidratante calmante para sua recuperação”, explica Victor. “O protetor solar e hidratação continuam essenciais para manter a saúde geral e da pele e, temos muitas novidades em relação a filtro solar com novas tecnologias, melhor textura e sensorial, além de associação dos mesmos com antioxidantes que potencializam a defesa da pele contra danos oxidativos do sol”, diz.
E para a regeneração da pele já danificada?
Com a pele mais sensibilizada, os cuidados devem ser delicados, com a inserção de gel de limpeza suave ou lenços micelares e hidratantes leves na rotina de skincare. “Antes de dormir, recomendo o SOS Regenerador Noturno, também da Riô SkinLab, que ajuda a relaxar e ainda regenera a barreira cutânea”, indica Thales.
Piquet alerta para o uso de produtos mais abrasivos. “Ácidos esfoliantes e retinóides podem sensibilizar ainda mais a pele já comprometida, devendo ser reintroduzidos gradualmente”, finaliza.