Carnaval sustentável: resíduos da Sapucaí serão reciclados e virarão adubo

Pela primeira vez, cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos da Sapucaí serão compostados e transformados em adubo, evitando o descarte em aterros. A ação é coordenada pelo Sesc RJ e parceiros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pela primeira vez, os resíduos orgânicos gerados nos camarotes da Marquês de Sapucaí durante o Carnaval do Rio de Janeiro serão destinados para compostagem, em vez de irem para aterros sanitários. A iniciativa prevê o reaproveitamento de cerca de 60 toneladas de descarte de cozinhas e lanchonetes ao longo dos desfiles da Série Ouro, Grupo Especial e Campeãs. Dez toneladas por dia serão transformadas em adubo.

O projeto é coordenado pelo Sesc RJ, com a consultoria do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) e conta com o apoio do Grupo Urbam, responsável pela logística, e da Ciclo Orgânico, empresa especializada na compostagem de resíduos.

O material coletado na Sapucaí será transportado até a base da Ciclo Orgânico, em Duque de Caxias, onde passará por um processo de compostagem. O adubo produzido será utilizado no plantio de mudas para ações de educação ambiental. Além disso, foliões que passarem pelo setor 9 receberão mudas cultivadas com esse fertilizante natural.

Reciclagem de resíduos sólidos e fantasias

Além da compostagem, a Sapucaí contará com oito máquinas Retorna Machine, que aceitam seis tipos de resíduos recicláveis (PET, alumínio, aço, longa vida, vidro e plástico). Ao depositar seus descartes, o folião será recompensado por meio de um aplicativo. O material coletado será encaminhado para cooperativas de catadores, que também terão mais de 100 profissionais atuando no sambódromo. Em 2023, uma ação semelhante, realizada pelo Sesc RJ em parceria com a Liesa, rendeu uma menção no Guiness Book, o livro dos recordes.

Outra iniciativa sustentável permitirá o descarte ecológico das fantasias usadas nos desfiles. Em parceria com o projeto Sustenta Carnaval, um caminhão posicionado na dispersão recolherá fantasias deixadas pelos foliões. O material arrecadado será doado para escolas de samba do interior e utilizado em oficinas de reciclagem têxtil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval sustentável: resíduos da Sapucaí serão reciclados e virarão adubo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui