Escola Municipal Tia Ciata

Para garantir mais eficiência no processo de aquisição de material escolar, contribuir para a elevação da autoestima dos alunos e estimular consciência financeira dos jovens, apresentei à prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, projeto para adoção de um Cartão Educação, a ser usado na compra de material escolar. Adicionalmente, o cartão poderá impactar positivamente no comércio da cidade do Rio de Janeiro.

O valor pecuniário do cartão deverá ser definido pelo Executivo Municipal, após uma pesquisa de preços feita pela Secretária Municipal de Educação junto ao comércio local. A ideia é que a lista de material escolar seja definida pela Secretaria Municipal de Educação e adquirida pelos educandos.

Além de facilitar a vida dos alunos, outra vantagem do Cartão Educação é que é possível adquirir o material escolar em qualquer papelaria. Essa ação poderá aquecer o comércio regional, que no período anterior ao início das aulas terá uma arrecadação maior, gerando novos empregos e mais renda para os empreendedores dos bairros.

Um dos principais aspectos positivos da criação do Cartão Educação é iniciar um processo de educação financeira das crianças das escolas municipais. Ao usar o cartão, as crianças passam a ter que fazer escolhas e refletir sobre como conduzir sua vida financeira, o que poderá se tornar um estímulo para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e econômicas, ao mexer com a percepção de preço e valor.

Vamos ensinar as crianças a pesquisar o melhor preço, a perceber a qualidade de um produto e a negociar desconto em suas compras. Em função do valor ser limitado, não ocorrendo exageros, é possível levar todos os produtos relacionados na lista entregue pela escola.

29 anos, advogado, é o mais jovem eleito para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na qual é membro da Comissão Permanente de Justiça e Redação. Presidiu a Atlética de Direito, o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC. Foi um dos criadores do Movimento Ficha Limpa e, atualmente, preside a Juventude Progressista. É pós-graduado em Direito Fiscal pela PUC-Rio e cursa pós-graduação em Administração Pública na FGV e Gerência e Gestão de Projetos na UFRJ.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui