Cartão Mulher Carioca vai auxiliar financeiramente órfãos do feminicídio

Crianças e adolescentes que perderam suas mães pela violência contra a mulher poderão receber uma ajuda mensal da prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasília

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher vai estender o auxílio financeiro do Cartão Mulher Carioca a crianças e adolescentes de até 18 anos que ficaram órfãos em decorrência de feminicídios. O benefício começa a ser pago a partir do dia 2 de maio. O ‘Cartão Mulher Carioca – Órfãos do Feminicídio’ será disponibilizado de forma emergencial para famílias de vítimas desse tipo de crime, ocorridos no município a partir de janeiro de 2022. O valor mensal é de R$ 400 para cada um dos filhos, durante seis meses, podendo ser prorrogado por até mais seis meses.

O auxílio será administrado por quem estiver com a guarda provisória ou a tutela das crianças. Para receber, é preciso que a família responsável tenha renda máxima de um salário mínimo, more na cidade do Rio e seja atendida pela equipe da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O cartão também estará disponível para os filhos de até 24 anos que sejam dependentes da vítima ou comprovem matrícula na rede de ensino oficial, ou ainda que apresentem invalidez permanente conforme laudo médico.

Neste momento, a Secretaria da Mulher realiza o mapeamento dos casos já ocorridos e registrados neste ano na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Rio para oferecer o auxílio financeiro.

As famílias serão atendidas pelo CEAM Chiquinha Gonzaga e pelos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (NEAM) nas Casas da Mulher Carioca de Madureira e de Realengo para acolhimento, cadastro do benefício e encaminhamento dos outros serviços da Prefeitura.

Advertisement

Serviço:

CEAM Chiquinha Gonzaga

Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro

Telefone: (21) 2517-2726 / 98555-2151

NEAM – Casa da Mulher Carioca Tia Doca

Endereço: Rua Júlio Fragoso, 47 – Madureira

Telefone: (21) 2452-2217 / 3796-0228

NEAM – Casa da Mulher carioca Dinah Coutinho

Endereço: Rua Limites, 1349 – Realengo

Telefone: (21) 3464-1870

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cartão Mulher Carioca vai auxiliar financeiramente órfãos do feminicídio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui