Casa Cavé, a mais antiga confeitaria do Rio, completa 160 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pedro Kirilos

Inaugurada em 5 de março de 1860, no número 133 da Rua Sete de Setembro, a Casa Cavé é mais antiga confeitaria da cidade do Rio. O empreendimento foi fundado pelo francês Charles Auguste Cavé, francês que ficou a frente do negócio até 1922. A arquitetura marcante possui influência de diversos países, com lustres, vitrais e vidros em geral eram franceses; as cadeiras e as mesas foram projetadas por Cólon, um espanhol que residia no Brasil; e as luminárias eram brasileiras.

A Casa Cavé sempre foi frequentada pelos nobres da cidade, que dividiam espaços nos salões com outros cariocas. Há registros de que o prefeito Pereira Passos, responsável por uma das maiores obras de arruamento já registrado na cidade, era habitué da casa.

Outras personalidades como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral e o ex-presidente Juscelino Kubitschek também eram frequentadores da Casa Cavé.

entrada cave Casa Cavé, a mais antiga confeitaria do Rio, completa 160 anos

Embora a casa tenha sido fundada por um francês e lembre os cafés parisienses, os destaques do cardápio sempre foram os doces portugueses. Os Pastéis de Belém (folhado com creme especial de ovos) da Casa Cavé são um dos mais tradicionais da cidade, e dividem com o Toucinho do Céu (de amêndoas) e o Dom Rodrigo (fios de ovos e canela) o posto de mais antigos e representativos da confeitaria. A face portuguesa da casa se reflete também na decoração. Além do tradicional painel de azulejos com a Torre de Belém, a casa é enfeitada com lenços portugueses.

Advertisement
Estrela Casa Cavé, a mais antiga confeitaria do Rio, completa 160 anos

Passado e retorno ao local de origem.

Em 2000, a Casa Cavé deixou o endereço onde foi fundada e passou a ocupar uma loja no número 137 da Rua Sete de Setembro, onde foi Chapelaria A Radiante. Mantendo sua arquitetura marcante do antigo endereço onde a Cavé esteve por 140 anos. Em 2015, o prédio tombado na esquina da Rua Sete de Setembro com Uruguaiana, que guarda parte da história do Rio e dos cariocas, voltou a abrigar a confeitaria mais antiga da cidade (completa 5 anos, em maio). Foi preciso esperar 15 anos, mas, a Cavé, finalmente, resgatou seu passado de glória em seu endereço tradicional. E ainda mantém a outra unidade no mesmo quarteirão, nº 137. 

TARTE DE MORANGO Casa Cavé, a mais antiga confeitaria do Rio, completa 160 anos

Diariamente, são produzidos cerca de mil doces na Casa Cavé para as duas casas. Outros clássicos da casa também se destacam, como Pastel de Santa Clara, Trouxa d’ovos e Ovos moles de Aveiro, que dividem o cardápio com doces da pâtisserie francesa, como Palmier (com cobertura doce de ovos), Croissant (chocolate / creme), Mil Folhas e Eclair (bomba de chocolate / creme), doces brasileiros como Sonhos (com creme), Quindim e Queijadinha, Biscoito Raiva (chocolate com canela) e Petit Four de Nozes. Todos estão lá para serem degustados, sabores tradicionais. E o cardápio ganhou ainda almoço gourmet no Salão Personalidades (loja matriz), com grelhados, saladas e sanduíches suculentos. Cavé traz histórias, tem um legado, mantendo delícias há décadas, uma chancela icônica.  

Quardanapos foto de Berg Silva Casa Cavé, a mais antiga confeitaria do Rio, completa 160 anos

Há mais de um século e meio a Casa Cavé é parada obrigatória em uma visita ao Centro da cidade do Rio de Janeiro. Entrar nela é voltar ao passado, reviver um pouco do Rio Antigo.

Confira os dois endereços da Casa Cavé no Rio de Janeiro:

Rua Sete de Setembro, 137
Capacidade: 15 lugares sentados e balcão
Abre de segunda a sexta, das 9h30 a 18h30  
Tel 021 2224-2520 – 98712 2391Aceita: Elo, Maestro, Visa Elentron (cartão de débito) / Tickets: Visa Vale, Sodexo, TR e VR (refeição)

Rua Sete de Setembro, 133
Capacidade: 84 lugares sentados e balcão
Tel 021 2224-2520 – 98712 2391
Abre de segunda a sexta, das 8h30 a 19h30  e sábado 9h a 14h
Aceita: Elo, Maestro, Visa Elentron (cartão de débito) / Tickets: Visa Vale, Sodexo, TR e VR (refeição)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa Cavé, a mais antiga confeitaria do Rio, completa 160 anos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa Cavé, a mais antiga confeitaria do Rio, completa 160 anos
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Morei de 1981 a 1986 aí no Rio de Janeiro, morava na Rua do Resende, nº 84 e trabalhava na A E B Santa Isabel, Rua dos Inválidos, nº 1, esquina com Visconde do Rio Branco. Muitas e muitas vezes passei em frente a Casa Cavé, pois a agência bancária onde eu tinha conta (Bradesco), ficava na Rua Sete de Setembro. Saudades dessa época maravilhosa!

  2. Não é a mais antiga.
    CARCELLER
    Fundada em 1824 na rua do Ouvidor -Transferida em 1847 para a rua Direita
    CASTELÕES
    Fundada 1846 na rua São Pedro 61, e teve uma segunda sede na av. central em 1908
    PASCHOAL
    Fundada em 1850 na rua do Ouvidor com rua Gonçalves Dias

    Fonte de trabalho iconográfico do Milton Teixeira

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui