Casa Cave é a 1ª residência unifamiliar do Rio a conquistar o selo Green Building Council Brazil

Localizado no Condomínio Santa Mônica Jardins, na Barra da Tijuca, o projeto pretende ser uma referência em design, sustentabilidade e tecnologia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A Casa Cave é um projeto inovador e altamente tecnológico à cargo da Dimensional Engenharia / Divulgação

Primeira residência unifamiliar com Certificação Ambiental do Rio de Janeiro – Selo GBC (Casa do Green Building Council Brazil), a construção da Casa Cave incorpora um novo conceito de edificação de alto padrão, baseado na aplicação de refinadas práticas de sustentabilidade, que passam pelo seu design, materiais utilizados e pela execução do empreendimento à cargo da Dimensional Engenharia – primeira construtora fluminense a neutralizar suas emissões de carbono.

Localizado no Condomínio Santa Mônica Jardins, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, o projeto Casa Cave, pretende ser uma referência em design, sustentabilidade e tecnologia, aliando elevado padrão construtivo, bem-estar, conforto e saúde. O nome da Casa está relacionado à adega, em francês; e à caverna, em inglês. O projeto faz referência, portanto, às men cave inglesas – local de distração de adultos -, em razão do seu espaçoso subsolo e da adega abrigada na edificação.

A construção da Casa Cave, que conta com dois pavimentos e subsolo, foi elaborada com base em um design minimalista, de linhas sutis e elegantes. A fachada frontal dá um efeito de suntuosidade e beleza, graças às duas caixas de concreto aparente superpostas. Os materiais empregados na construção da Casa Cave são: aço, vidro, madeira, mármore travertino e concreto aparente; ítem que, no conceito de economia circular, é um material reciclável de alto valor agregado.

Com o objetivo de evitar o GreenWashing (parecer verde), o empreendimento foi elaborado tendo em vista certificações ambientais, cumprimento de leis e normas diversas e realização de auditagem. À fim de tornar a obra ainda mais ambientalmente sustentável e atingir o nível ouro, o diretor operacional e head de inovação da Dimensional Engenharia, Vinicius Benevides, está empenhado em conquistar a certificação GBC Casa v2.

Advertisement

“Hoje, qualquer construção é anunciada como sustentável, porque tem luminárias a LED, painéis solares e reaproveita a água da chuva, contudo, o conceito é muito mais abrangente. O tripé de suporte de um projeto verdadeiramente sustentável é ser ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo”, explicou o executivo.

A Casa Cave também é altamente tecnológica, tendo sido modelada em Buiding Information Modeling (BIM). Ela conta com o que há de mais moderno em sistemas de automação e monitoramento, além de ser uma casa inteligente, contemplando Wi-Fi de alta velocidade cobrindo todo o seu espaço, internet a cabo em todas as TVs, e preparo para IOT. Projetada pelo arquiteto Duda Porto, a Casa Cave é 4.0.

Amparada nas melhores práticas, Dimensional Engenharia atua no setor de Desenvolvimento Imobiliário há 28 anos, com o objetivo de construir residências ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. A desenvolvedora imobiliária emprega diferenciais tecnológicos em todo o ciclo de vida do empreendimento, de forma a garantir a qualidade e a durabilidade das suas construções. Para conquistar resultados tão diferenciados e inovadores, a Dimensional emprega ferramentas de trabalho, como: Inteligência Artificial, Realidades Virtual e Aumentada, Computação na Nuvem, Business Intelligence, Telemetria, Assinatura Digital, Drones e Startups.

As informações são do site Arquitetura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa Cave é a 1ª residência unifamiliar do Rio a conquistar o selo Green Building Council Brazil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui