Casa da cantora Maysa vai virar museu em Maricá

A residência, localizada na Praia de Cordeirinho, será transformada em um Museu Casa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: (Marcos Fabricio)

A Prefeitura de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) realizam nesta terça-feira (13/07) a cerimônia de assinatura de aquisição da casa que pertenceu à cantora Maysa Matarazzo, uma das maiores artistas da música brasileira, falecida em um acidente de carro na ponte Rio-Niterói, em 22 de Janeiro de 1977.

A residência, localizada na Praia de Cordeirinho, será transformada em um Museu Casa. A solenidade contará com a presença do prefeito Fabiano Horta, do presidente da Codemar, Olavo Noleto, do Secretário de Cultura, Sady Bianchin e do diretor de cinema e filho da cantora, Jayme Monjardim.

Entre os objetos que comporão o acervo estão as centenas de cartas manuscritas que falam desde amor a desabafos, letras de músicas escritas em guardanapo, fotos, pinturas, músicas que não foram gravadas, pintura de quadros, publicações de jornais da época, entre outros objetos.

Jayme Monjardim classificou a ação como a realização de um sonho em poder transformar o imóvel em um Museu Casa.

Advertisement

Para mim, é um momento muito importante e vai ser um momento muito importante para quem gosta da Maysa, vive a Maysa e para quem é fã da Maysa. Acho que esse vai ser um espaço que não é só dela, mas da música brasileira. É um espaço que a gente vai ter as sensações de estar ao lado de Maysa. É a realização de um sonho”, afirmou Monjardim.

O Museu Casa Maysa, assim como a casa Beth Carvalho – cuja assinatura da aquisição do imóvel ocorreu no mês passado – e a Casa Darcy Ribeiro, compõe o circuito de museus do projeto Caminho das Artes.

c 400 300 q 90 ha 42 anos o brasil perdia a cantora maysa morta em acidente de carro 0dbbf943 9767 430f 9904 867eb9799f8a Casa da cantora Maysa vai virar museu em Maricá
Cantora Maysa (Foto: Reprodução Redes Sociais

Uma das coisas mais importantes é essa iniciativa de Maricá de criar o circuito cultural, que para mim é uma das coisas mais importantes que Maricá está fazendo. São poucas as pessoas que têm essas iniciativas e essa preocupação com a cultura do Brasil e com a memória brasileira. É um momento muito importante compartilhar com a Prefeitura e com Maricá desse circuito cultural e incluir a casa da Maysa. Para mim, é muito importante essa atitude”, disse o diretor de cinema.

Para o presidente da Codemar, Olavo Noleto, a compra da casa Maysa é um grande passo para fortalecer o projeto Caminho das Artes. “Quando estiver pronto, o Museu Casa Maysa vai ser um grande destino turístico do Rio de Janeiro. Junto com as casas Beth Carvalho, Darcy Ribeiro, Museu do Futebol João Saldanha, Cine Henfil e outros aparelhos culturais e turísticos que nós teremos em Maricá, elevará a cidade para um outro patamar turístico no Brasil e no mundo”, comentou.

A casa Maysa foi construída em estilo grego e projetada pelo cenógrafo Gianni Rato, que a dividiu em três planos: plano da realidade e do território; o plano da memória e o plano do sonho.

De acordo com o secretário de cultura, Sady Bianchin, o espaço vai ser o legado do talento que foi a Maysa.

Ela foi uma pessoa responsável por revitalizar a MPB e, além do mais, foi uma cantora de personalidade e atitude. Isso, enquanto secretário de cultura, me deixa muito feliz e é um enorme prazer porque a secretaria tem como prioridade a pluralidade, a questão humanística e, principalmente, a questão da diversidade cultural. A Maysa é um simbólico de representação desses valores sociais da nossa música”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa da cantora Maysa vai virar museu em Maricá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui