Casa da Moeda lança medalha dos 140 anos do Observatório do Valongo

Na moeda imagem do fundador do Observatório, Manoel Pereira Nunes, e na outra face um telescópio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Medalha comemora 140 anos do Observatório do Valongo, unidade da UFRJ | Foto: Divulgação/Reprodução

O Observatório do Valongo, unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completou 140 anos em 2021 e a Casa da Moeda lançou uma medalha comemorativa. Na moeda imagem do fundador do Observatório, Manoel Pereira Nunes, e na outra face um telescópio.

Segundo Helio Jaques Rocha-Pinto, atual diretor do Observatório do Valongo, o desejo da casa era o de ter celebrado mais a efeméride. “Em 1879, Manoel Pereira Reis, astrônomo e engenheiro, resolveu se desligar do Imperial Observatório devido a disputas internas com o diretor Emmanuel Lias. Dois anos depois ele funda o Observatório Astronômico da Escola Politécnica, sob o morro de Santo Antônio. É assim que o nosso observatório surge, desde seus primórdios, como observatório-escola, inicialmente destinado ao ensino da astronomia e geodésia aos futuros engenheiros formados pela Escola Politécnica. A urbanização da cidade irá exigir a derrubada do morro de Santo Antônio nos anos 20, forçando o observatório a se transferir para o morro do Valongo, denominação antiga da colina sudoeste do morro da Conceição, na Zona Portuária do Rio. É assim que ele passa a ser conhecido posteriormente: Observatório do Valongo””, diz.

A Casa da Moeda está vendendo a medalha na versão em prata (R$ 560,00) e bronze (R$ 145,00). Para adquirir e ter mais informações, acesse o site da Casa da Moeda.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa da Moeda lança medalha dos 140 anos do Observatório do Valongo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui