Casa de Convivência para idosos é reaberta pela Prefeitura do Rio na Tijuca

Reabertura aconteceu na última quarta (16/06); Casa de Convivência Bibi Franklin Leal é o segundo espaço do gênero a ser reinaugurado pela atual gestão da Prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reabertura da Casa de Convivência Bibi Franklin Leal, na Tijuca - Foto: Pedro Magalhães

Foi reaberta pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (16/06), a Casa de Convivência Bibi Franklin Leal, na Tijuca, Zona Norte da capital fluminense. Este é o segundo espaço administrado pela Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida a retomar as atividades (o primeiro havia sido a Casa de Convivência Clara Nunes, no Parque Madureira). O local, vale ressaltar, passou mais de 1 ano fechado devido à pandemia de Covid-19.

A Casa de Convivência Bibi Franklin Leal disponibilizará aulas gratuitas de zumba, de memória e dança cigana, entre outras. Esses espaços são voltados à socialização e promoção da qualidade de vida do seu público-alvo, formado por pessoas de ambos os sexos, a partir de 60 anos de idade.

O secretário municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha, destacou que a terceira idade é uma prioridade na atual gestão e que o plano é reabrir todas as Casas de Convivência ainda em 2021.

”É uma reabertura segura, que segue todos os protocolos sanitários. Faremos as atividades de forma individual e do lado externo, obedecendo o distanciamento social. Aos poucos, vamos retomar as atividades porque sabemos que a Casa de Convivência faz a diferença na vida de cada um de vocês que estão aqui”, disse ele, deixando claro que vai levar em conta a opinião dos frequentadores para montar a grade de atividades.

Advertisement

E a reabertura do espaço foi celebrada também pelos usuários. Rosa Copolillo Coelho, por exemplo, de 75 anos, que é viúva, conta que não via a hora de voltar a fazer as suas atividades todos os dias. ”Eu frequento essa casa há 15 anos. Como sou vizinha daqui, venho de segunda a sexta, porque, mexendo com o corpo e a mente, eu melhoro minha qualidade de vida. Gosto muito de dançar e dos exercícios para a memória”, diz.

Localizada no número 514 da Rua General Espírito Santo Cardoso, a Casa de Convivência Bibi Franklin Leal funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para os interessados em utilizar o local, as inscrições já estão abertas. É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e três fotos 3X4, além da caderneta de vacinação.

Outras casa reabertas em breve

Segundo o cronograma, a previsão é que a Casa Padre Velloso, em Botafogo, seja a próxima a reabrir. Em seguida, será a vez da Casa Maria Haydee, na Gávea, e, gradativamente, a Casa Nana Sette Câmara, em São Conrado; a Casa Carmem Miranda, na Penha; e, por último, a Casa Dercy Gonçalves, em Santa Cruz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa de Convivência para idosos é reaberta pela Prefeitura do Rio na Tijuca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui