Casa França-Brasil retoma programação ao público nesta quinta-feira

Um dos principais espaços de exposições do Rio de Janeiro volta com sua programação ao público com uma mostra que reúne quatro expoentes da arte contemporânea

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo

A Casa França-Brasil, que fica no Centro da cidade e é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abre nesta quinta-feira, dia 09 de setembro, com “Forma e Cor”, reunindo obras dos pintores Luiz Aquila e Marcos Duprat e dos escultores Emanoel Araújo e Luiz Hermano. A entrada é gratuita, e serão exigidos o uso de máscara e distanciamento entre os visitantes por causa da pandemia de Covid-19.

A Casa França-Brasil é um ícone do Centro Histórico do Rio, e sua reabertura é fundamental para que todo o entorno seja recuperado. É um brinde aos moradores da cidade e aos visitantes, que poderão voltar a admirar a beleza da arquitetura do lugar e, ao mesmo tempo, desfrutar das exposições e demais eventos culturais que a Casa abriga”, afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Advertisement

Marcos Duprat também assina a curadoria da exposição junto com a diretora da Casa, Helena Severo. A seleção das obras é uma homenagem à crítica de arte, poeta e diplomata Vera Pedrosa, uma admiradora e influenciadora da obra dos artistas, falecida em fevereiro deste ano, aos 85 anos.

São 20 trabalhos que exploram de forma diversa o abstracionismo, tanto na construção cromática quanto na utilização das linhas geométricas. Apesar de seguirem vertentes diferentes, os artistas tiveram o privilégio de conhecer Vera e aprender com seu conhecimento, percepção e sensibilidade. Os quatro tiveram suas obras como objeto de crítica da autora.

A exposição teve o objetivo de fazer a aproximação de pintura e escultura porque também é importante esse diálogo de duas expressões diferentes no mundo das artes plásticas“, explica Helena Severo. Ainda segundo a diretora, a reabertura da Casa contribui para a revitalização do Centro do Rio e devolve o espaço cultural ao circuito cultural da cidade, do estado e do Brasil.

“Forma e cor” é apenas a ponta de lança da nova fase da Casa França-Brasil. Está programada ainda para este ano a exposição “Uns sobre os outros — história como corpo coletivo”. Em agosto do ano que vem, será a vez de “Tarsila: uma coleção de desenhos”, que celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. A programação também inclui eventos de música e cinema, que serão anunciados nas próximas semanas.


SERVIÇO:
Casa França-Brasil
Endereço:
Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro do Rio.
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 18h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa França-Brasil retoma programação ao público nesta quinta-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa França-Brasil retoma programação ao público nesta quinta-feira
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui