Aberta há 74 anos, a Casa Oliveira de Música, na Rua da Carioca, vai fechar no fim deste mês. A tradicional loja de instrumentos musicais, que divide o trecho com tantas outras marcas importantes do ramo, acabou não resistindo ao menor fluxo de pessoas no Centro do Rio, em função da pandemia da Covid-19. O fechamento da loja acontece justo num momento em que outras lojas na rua finalmente começam a ser alugadas.
“Estamos fechando antes que a dívida fique ainda maior”, diz Marcos José Oliveira, 71 anos, sobrinho-neto do fundador da casa.
O cantor e compositor carioca, Paulinho da Viola lamentou o fechamento da Casa Oliveira e disse que é uma tristeza para os artistas do Rio:
“Depois de perdermos o Bandolim de Ouro e a Guitarra de Prata, ver a Casa Oliveira fechar é lamentável para todos nós, músicos, cantores e artistas do Rio”.
A informação foi dada incilamente pelo jornalista Ancelmo Gois.
Em compensação…
Enquanto alguns estabelecimentos se despedem, outros vão chegando à Rua da Carioca. é o caso do Capitu Bar, que já conta com uma filial Shopping Paço do Ouvidor, na Galeria Andradas 21 e com matriz na rua do Mercado, esquina de Rua Ouvidor, onde ocupa dois imensos sobradões tombados pelo Iphan. A expectativa é de que outros pontos ligados à gastronomia sejam abertos nesse trecho do Centro do Rio. A iniciativa vem sendo pilotada pela Sergio Castro Imóveis, que tem se dedicado a atrair novos inquilinos para a tradicional rua, oferecendo condições especiais a interessados, desde que seus negócios sejam de tipos que atraiam público passante.
Além disso, o fundo de investimento imobiliário Opportunity alugou uma série de imóveis na rua para a Caixa Econômica Federal. A iniciativa teria partido de apelos da prefeitura. A ideia do fundo é promover a locação com prazos de carência maiores que o habitual, para possibilitar que os negócios efetivamente aconteçam e a rua recupere o movimento.