Casa Roberto Marinho inaugura duas novas exposições

As exposições 'Maria Martins' e 'A Esc­­olha do Artista na Coleção Roberto Marinho' foram abertas no final de semana e o Instituto optou por não fazer vernissage

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A mostra Maria Martins ocupa o térreo com dez gravuras e documentos doados à instituição pelo casal Heloisa e Carlos Luiz Martins Pereira e Souza, ele sobrinho-neto da grande artista mineira.  A individual reúne também as esculturas Glebe-ailes (1944),Insônia infinita da terra (1954) e O implacável (1944), que integram a Coleção Roberto Marinho

Em paralelo à mostra, o auditório do instituto exibe ‘Não esqueça que eu venho dos trópicos’, documentário de Elisa Gomes sobre a vida e a obra de Maria Martins. 

A coletiva ‘A Esc­­olha do Artista na Coleção Roberto Marinho’, montada no segundo piso, reúne trabalhos autorais de cinco expoentes das artes plásticas em diálogo com obras de acervo do instituto: Antonio Manuel, Beth Jobim, Cristina Canale, Raul Mourão e Waltercio Caldas foram convidados a selecionar peças e a estabelecer com elas uma conversa poética através de suas próprias proposições artísticas.

Na mesma ocasião, ocorreu o lançamento do livro ‘Conversas da Casa‘, uma coletânea de 30 entrevistas realizadas durante o ano passado por Lauro Cavalcanti, diretor do instituto, em meio à quarentena. Entre os convidados dos bate-papos editados pela jornalista Suzana Velasco estão Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Paulo Sergio Duarte, Angelo Venosa e Regina Silveira.

Advertisement

A Casa, que atualmente funciona sob agendamento on-line, adota uma série de medidas sanitárias, como aferição de temperatura na entrada e uso obrigatório de máscara, além de restringir a circulação simultânea em área expositiva a apenas 80 pessoas.

SERVIÇO
Casa Roberto Marinho
Endereço:
Rua Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Link para agendamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa Roberto Marinho inaugura duas novas exposições
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa Roberto Marinho inaugura duas novas exposições
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui